Sogevinus celebra “excelente performance” em Concursos Internacionais

Este tem sido um ano verdadeiramente de ouro para o Grupo Sogevinus. Consciente da importância do posicionamento internacional, para onde exporta 60% do total da sua produção, o grupo que integra as marcas Kopke, Callem, Burmester e Barros empenhou-se na promoção do Vinho do Porto nas competições internacionais e tem visto essa aposta ser recompensada, somando, desde o início do ano, mais de 50 distinções em concursos realizados na Europa e no Mundo.

A Sogevinus é número um em volume de vendas no mercado português, no segmento de Vinhos do Porto e é líder mundial numa das mais nobres e desejadas categorias de Vinho do Porto – Colheita – considerada a jóia dos Tawny. Essa categoria tem sido a maior embaixadora do grupo e principal responsável pelas várias medalhas de ouro somadas. No prestigiado Concours Mondial de Bruxelles, onde mais de 9 mil vinhos, oriundos de 50 países, estiveram a concurso, o Cálem Colheita 1961 obteve a pontuação mais alta, trazendo para a Sogevinus a medalha de ouro. Mas a mais importante distinção para este requintado vinho estava guardada para o Decanter Wine World Awards. O júri daquele que é considerado o maior concurso de vinhos do mundo, contando com mais de 17.200 amostras presentes, distinguiu, pela primeira vez, o Cálem Colheita 1961 com a medalha de ouro. O grupo somaria ainda outra distinção, neste concurso, com o Kopke Colheita 1957 a valer nova medalha dourada. 

“Estamos, obviamente, extremamente orgulhosos dos prêmios que temos recebido. São o reconhecimento de décadas de rigor, de trabalho e paixão e é com grande prazer que percebemos que os nossos vinhos são apreciados de forma unânime quer pelo consumidor comum, quer pelos maiores especialistas internacionais”, afirma Tânia Branco Oliveira, da Sogevinus.

A centenária casa Barros tem recebido enorme reconhecimento por parte dos críticos. O Barros Colheita 1974, vinho com forte simbolismo histórico, pela ligação à Revolução dos Cravos, arrebatou a medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles. Nos Sommelier Wine Awards, em Londres, seria a vez do Barros 20 Years Old Tawny somar a mais alta distinção do concurso. 

A marca Kopke, extremamente apreciada em todo o mundo, tem recolhido o maior número de distinções. Em apenas 5 meses, recolheu já 35 medalhas, com destaque para as 8 medalhas de ouro e 2 trofeus obtidos na mais exigente e meticulosa competição de vinhos do mundo, o International Wine Challenge. Recentemente, o vinho Kopke Colheita 1941 foi considerado o melhor vinho do Porto do Mundo, na prestigiada competição The World Drinks Awards/TheDrinksReport.com.

O ano de 2017 perfila-se como um grande ano para os vinhos portugueses, em geral, e para o grupo Sogevinus, em particular. O Vinho do Porto recolhe cada vez mais apreciação e reconhecimento no mercado externo, que tem sido unânime em o colocar num patamar de excelência a nível internacional. 

A Sogevinus produz e comercializa Vinhos do Porto e Vinhos DOC Douro, tendo em 2016 produzido 8,25 milhões de garrafas e faturado 40 milhões de euros.