VII Fórum Vê Portugal, o maior debate nacional sobre turismo interno, vai decorrer nas Caldas da Rainha

"Todos esperamos que em maio se esteja perante um cenário normal de retoma da atividade turística. O Fórum Vê Portugal quer ser um sinal de esperança, num momento difícil para o país e para este setor” referiu Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, na apresentação do VII Fórum “Vê Portugal”.

VII Fórum Vê Portugal, o maior debate nacional sobre turismo interno, vai decorrer nas Caldas da Rainha
VII Fórum Vê Portugal, o maior debate nacional sobre turismo interno, vai decorrer nas Caldas da Rainha - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

 

A cidade das Caldas da Rainha vai acolher, de 4 a 7 de maio, a sétima edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, iniciativaemblemáticado Turismo Centro de Portugal, quetodos os anos reúne especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.

As Caldas da Rainha sucedem a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco, cidades que acolheram as edições anteriores, do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que registaram sempre grande sucesso.

A apresentação do evento aconteceu hoje, na Galeria do Edifício do Turismo das Caldas da Rainha, e contou com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, de Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal Caldense, e de Hugo Oliveira, vereador do pelouro do Turismo da mesma autarquia.

Pedro Machado, destacou a importância da realização deste fórum, em especial face à situação delicada que o país atravessa, devido à ameaça do Covid-19. “Todos esperamos que em maio se esteja perante um cenário normal de retoma da atividade turística. O Fórum Vê Portugal quer ser um sinal de esperança, num momento difícil para o país e para este setor. Esta região está habituada à adversidade e acreditamos que este evento, o maior que se realiza em Portugal sobre o mercado interno de turismo, representa um sinal positivo que vai assinalar essa retoma da atividade normal. Queremos um Centro de Portugal mais forte, mais robusto, mais competitivo, com resultados melhores de ano para ano, sublinhou.

A grande novidade da edição deste ano, é o aumento da duração do Fórum Vê Portugal,que passa de dois para quatro dias. Este programa alargado deve-se à realização de uma bolsa de contactos “One-To-One Meetings” e de uma visita guiada ao território.

Tinta Ferreira, presidente da edilidade, elogiou a escolha das Caldas da Rainha como palco do encontro de quatro dias, sublinhando que “A região Oeste tem um conjunto de elementos icónicos e um posicionamento estratégico decisivo. As Caldas da Rainha, terra de água e de artes, é um destino com muitos espaços criativos para visitar. Além disso, reúne todos os requisitos para receber um fórum com estas características e oferecer as melhores condições para que todas as iniciativas tenham sucesso e qualidade”.

O primeiro dia do encontro, o dia 4, será ocupado, precisamente, pela bolsa de contactos. Esta destina-se a operadores turísticos nacionais, empresários do setor da hotelaria e turismo, líderes de opinião e outros profissionais da atividade turística. O objetivo é incentivar os contactos de negócios entre os participantes, promover internamente o Centro de Portugal enquanto destino privilegiado de produtos turísticos diferenciados e reforçar a importância do turismo interno no setor turístico em Portugal. A inscrição é gratuita, e poderá ser efetuada através do link disponível em www.facebook.com/forumveportugal ou https://forms.gle/9p2NadLapRpCX3ue6, limitada às primeiras 30 empresas interessadas.

Os dias 5 e 6 serão preenchidos por sete painéis com temas diversos, em que especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo interno. “Recursos Humanos | Valorização e Capacitação dos Recursos Humanos”, “Território | Sustentabilidade, Alterações Climáticas, Mobilidade, Coesão e Valorização Territorial”, “Estruturação e Qualificação de Produtos”, “Desenvolvimento e Qualificação da Oferta / Agentes Turísticos”, “Marketing Digital e Marketing Relacional”, “Internacionalização e Dinamização Comercial junto dos Mercados Externos” e “Investimento | Análise Prospetiva, Monitorização e Inovação e Networks de Stakeholders e Empreendedorismo” são os sete temas em análise. O programa completo pode ser consultado em https://turismodocentro.pt/ve-portugal-2020/.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Albert Salman, presidente da Fundação “Green Destinations”, John T. Bowen, professor da Universidade de Houston, Mieke Broeders,membro da Comissão Executiva da European Network for Accessible Tourism, Marta Poggi, consultora de Turismo Digital, Carlos Melo Brito, vice-reitor para a Investigação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Tiago Phillimore,responsável pelas áreas de eCommerce e Digital da TAP, José Maria Júdice, Industry Manager- Travel da Google, Simon Press, Senior Exhibition Director da WTM London, Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, Tim Vieira, da Iberia Hospitality Property Fund ou Francisco Calheiros,presidente da CTP – Confederação do Turismo de Portugal são alguns dos oradores já confirmados.

No ultimo dia (7), os oradores, convidados, jornalistas e operadores turísticos são convidados a integrar uma visita guiada a Caldas da Rainha e à região Oeste.

Como vem sendo habitualem edições anteriores deste fórum, o Turismo do Centro voltaa homenagear personalidadesque se destacaram no setor turístico nacional e regional,num Jantar de Gala, queserá certamente um dos momentos altos do programa.

Durante o Jantar de Gala serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves,instituídos pelo Turismo Centro de Portugal e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo (informações e candidaturas em http://bit.ly/2TOzZWk), assim como os Prémios de Teses Académicas,que incidem sobre o Centro de Portugal (informações e candidaturas em http://bit.ly/39AKuDi).

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.

O Turismo do Centro, convida, todos os que se inscrevem, no Forum a fazer uma doação, de um valor à escolha, para o Projeto Criar Bosques, da Quercus (www.criarbosques.wordpress.com).