PRIMEIRO MÉDICO A REALIZAR TRANSPLANTE COM SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL EM ESPANHA VISITA PORTUGAL

A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, acreditado recentemente pela FACT-Netcord, anuncia a visita de Luis Madero, no próximo dia 20 de Setembro, ao Laboratório da Bebé Vida, localizado no Porto.

Luis Madero é chefe do Serviço de Oncopediatria do principal hospital pediátrico de Madrid – o Hospital Niño de Jesús, e trata-se do primeiro especialista em Espanha a realizar um transplante recorrendo a sangue do cordão umbilical, com destino a uma menina com paralisia cerebral. Neste momento, Luis Madero já realizou diversos transplantes recorrendo às células estaminais do sangue do cordão umbilical para pacientes com paralisia cerebral no seu hospital, sendo uma referência nesta área a nível internacional.

De visita ao nosso país, o especialista irá visitar o Laboratório Bebé Vida, uma referência a nível mundial no que se refere à criopreservação de células estaminais, tendo recebido recentemente a Acreditação FACT Netcord, tornando-se o 1º e único laboratório com esta acreditação em Portugal e o 7º privado a nível mundial.

Esta acreditação concedida à Bebé Vida faz do laboratório português um Banco de sangue do cordão umbilical, reconhecido a nível internacional pelos seus elevados padrões de qualidade e segurança observados em todas as atividades que desenvolve, juntando-se agora a um dos poucos no mundo que já receberam esta acreditação e despertando o interesse dos especialistas internacionais que recorrem às células do sangue do cordão umbilical, nas suas terapêuticas. Em Portugal encontram a certificação de qualidade necessária para os procedimentos desta área.

Segundo Luis Melo, Administrador da Bebé Vida, “é uma honra para a Bebé Vida receber aquele que é um dos mais conceituados e reconhecidos especialistas no que se refere à utilização de células estaminais do Sangue do Cordão Umbilical em Espanha. Recentemente obtivemos a acreditação FACT-Netcord, sendo que neste momento começamos a unir sinergias no sentido de receber profissionais especializados nesta área, para que possam conhecer de perto procedimentos, técnicas e metodologias de criopreservação de células estaminais desenvolvidos em Portugal e que são uma referência a nível internacional. ”

Formado na Universidade de Alcalá em Medicina e Cirurgia, Luis Madero trabalha há cerca de 28 anos no Hospital Niño de Jesus, em Madrid, onde desempenha funções de chefe de serviço de Onco-hematologia e de transplantes hematopoéticos.

O seu contributo para a medicina tem sido preponderante e isso reflete-se no seu percurso profissional. Luis Madero, é atualmente professor catedrático na Universidade Autónoma de Madrid, sendo um dos membros da Real Academia de Medicina de Espanha. Acumula ainda a função de chefe de serviço de onco-hematologia infantil no Hospital Quirón de Madrid.