EOS-1D X Mark II, a nova DSLR “bandeira” da Canon

É uma “câmara de combate“ desenvolvida com base no feedback da comunidade de fotógrafos que utiliza a EOS-1DX.

As barreiras da fotografia de alta velocidade, são quebradas, fotografando 14 frames por segundo (fps) com total controlo AF/AE e 16 fps em modo Live View. Vem equipada com duplo slot Cfast + CF Compatível com o novo cartão CFast 2.0™ armazenando ilimitadas imagens em JPEG ou 170 em RAW

Esta joia da coroa incorpora um novo sensor CMOS full frame de 20.2 MP e um Al Servo AF III+, bem como vídeo 4K de até 60p.

Tem AF melhorado de 61 pontos com 41 pontos AF tipo cruzado, que abrange uma área mais ampla e foca mesmo com pouca luz – até -3EV.

Novo também é o facto de quando utilizados extensores ou teleobjetivas, o novo sistema AF oferecer suporte AF f/8 com todos os 61 pontos, dando a possibilidade de escolher o ponto de focagem.

O ISO entre 100 e 51200, expansível desde 50 até 409600 faz com que a EOS-1D X Mark II se  destaque em todos ambientes de luminosidade, sejam eles os mais brilhantes ou os mais próximos do escuro.

O Viewfinder Inteligente II oferece aproximadamente 100% de campo de visão, e incorpora um painel eletrónico com informação das definições de disparo, evitando que seja necessário tirar o olho do visor

Sendo uma câmara que é destinada a fotojornalistas, não foi esquecida a gestão e facilidade de transferência das imagens. Tem GPS integrado, o qual guarda a localização da fotografia em informação EXIF. A ligação por Ethernet wired LAN ou através de SuperSpeed USB 3.0 dão a possibilidade de escolher o modo de partilha das imagens (via FTP ou diretamente para o computador). Refira-se que o novo transmissor de ficheiros wireless[i] WFT-E8 (vendido em separado) suporta o standard de alta velocidade 802.11ac (5 GHz band).

Os realizadores de filmes não foram esquecidos ao ser integrada a possibilidade de gravação 4K (4096×2160) e Full HD (1920x1080p) a 120 fps. A focagem automática é rápida e silenciosa em 4K e Full HD, sendo que o LCD táctil permite selecionar rapidamente os pontos AF durante a gravação.

A Canon 1DX MK II chega ao mercado em Maio.