Palmilhar a Rota Vicentina

A Rota Vicentina oferece duas propostas tentadoras que, por trilhos bem delineados e assinalados com cuidado, nos levam de Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente.

Agora que a primavera se aproxima, o bom tempo dá ares de não demorar a instalar-se mas o calor ainda não aperta entra-se na época ideal para percorrer a pé a costa sudoeste de Portugal.

A Rota Vicentina oferece duas propostas tentadoras que, por trilhos bem delineados e assinalados com cuidado, nos levam de Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente.

Uma das opções é o Caminho Histórico, considerado pela ERA (European Ramblers Association) como um dos melhores destinos de caminhada da Europa. Com 230 km repartidos por 12 etapas, atravessa vilas como Cercal do Alentejo, São Teotónio e Aljezur, passa por praias fabulosas como a Arrifana e Carrapateira e termina gloriosamente no Cabo de São Vicente.

Na primavera os campos pintam-se de azuis, amarelos, brancos e vermelhos, nos campos vêem-se rebanhos de ovelhas, ou uma vara de porcos que descansa à sombra de um sobreiro, ouve-se ao longe o ladrar de um cão.

É uma rota acessível, bucólica, que se pode fazer a pé ou de bicicleta, nos dois sentidos.

Mais perto do mar segue o Trilho dos Pescadores, que só pode ser percorrido a pé e se estende por 12 quilómetros que se distribuem por 4 etapas lineares e 5 percursos circulares. Aqui roça-se o mar, caminha-se por falésias ou ao longo de cordões dunares, usam-se os trilhos dos pescadores ou os que os locais  seguem para ir às praias. de Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Almograve ou Odeceixe.

São as falésias, o azul do mar , as rochas estratificadas, os arenitos avermelhados pela oxidação. E as cegonhas do Cabo Sardão, os cheiros da primavera e o mar, sempre tão belo, sempre tão perto, a convidar para um mergulho refrescante.

Nem um nem outro são percursos técnicos, são caminhos para pessoas de boa saúde, que gostem de caminhar ao seu ritmo, o nº de quilómetros ou de etapas que desejarem, que sintam prazer na descoberta tranquila de uma das mais belas regiões de Portugal.

No site da Rota Vicentina (http://pt.rotavicentina.com/) encontram-se todas as informações necessárias sobre as etapas, grau de dificuldade, conselhos de segurança, sugestões de alojamento e restauração.