TURISMO CRIATIVO FOI MOTE PARA VISITA DE MINISTRO DA ECONOMIA E SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO A LOULÉ

No âmbito da visita realizada à região algarvia, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estiveram ontem à tarde na cidade de Loulé

No âmbito da visita realizada à região algarvia, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estiveram ontem à tarde na cidade de Loulé para tomarem contacto com um dos mais importantes projetos turísticos em curso no Concelho: o Turismo Criativo, uma “nova geração do Turismo”, como refere a UNESCO, que está a crescer significativamente pelo mundo inteiro e procura participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular do destino turístico.

Nesse sentido, estes responsáveis governamentais visitaram a exposição temporária “Mesa Ajudada”, no Museu Municipal de Loulé. Trata-se de uma uma iniciativa que mostra o resultado do trabalho coletivo realizado no âmbito de uma residência criativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé, numa ação conjunta com a Proactivetur e a SSW – Scottish Sculpture Workshop, com o apoio do Mestrado de Design de Comunicação, Turismo e Cultura da UAlg.

“Mesa ajudada” reflete no espaço contemporâneo o sentido do fazer coletivo e da partilha de recursos a partir das práticas rurais as ajudadas. Durante doze dias, doze pessoas, entre elas artistas e artesãos escoceses e portugueses, trabalharam em conjunto na preparação de uma refeição e tudo o que a compõe: a mesa, as panelas, os talheres, os pratos, os copos.

Esta intervenção de arte contemporânea pretende gerar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura. Uma mesa que evoca a prática rural da “ajudada” para afirmar os valores da entreajuda e da partilha como caminho para um futuro mais sustentável.

“Mesa Ajudada” é uma das faces visíveis do projeto Loulé Criativo, uma aposta do Município na valorização da identidade deste território. Apoia a formação, a inovação e a atividade de artesãos e profissionais do setor criativo.

A comitiva governamental foi recebida pelo executivo municipal, pela diretora do Museu e pelos responsáveis da Proactivetur que falaram em traços gerais sobre o Turismo Criativo e da Rede Internacional “Creative Tourism Network”, da qual Loulé faz parte. Loulé foi a primeira cidade portuguesa a integrar esta rede internacional de turismo criativo, criando uma Rede Local de Parceiros que convida os visitantes durante todo o ano a fazerem uma imersão na nossa cultura, identidade e tradições.

Turismo Criativo é um projeto que quer tornar Loulé um local de visita obrigatória para quem quer uma experiencia única e um local dinâmico e que fixe (novos) talentos. Em Loulé, as diversas manifestações do seu riquíssimo Património Cultural, assim como expressões artísticas mais contemporâneas são matéria experiencial e criativa impar. Nesse sentido, desenvolve-se um programa diversificado de workshops e de experiências de aprendizagem que dão a experimentar “hands on” a cultura do lugar, através da arte, do artesanato, da gastronomia, do património.

Num Concelho onde a diversificação das atividades turísticas é também uma imagem de marca, pois aqui coexistem o “sol e praia”, o golfe, a gastronomia, os eventos, o turismo de natureza ou o patrimonial, esta é uma aposta em criar novos desafios para a economia local.