STOMP de regresso aos palcos portugueses


O Centro Cultural de Belém (CCB) recebe o famoso grupo percussionista STOMP entre os dias 12 e 17 de abril, depois de uma passagem pela Figueira da Foz e pelo Porto.

As luzes apagam-se e surge, num cenário de rua, um homem a empurrar uma vassoura. Aos poucos, vão-se juntando a ele mais pessoas com as suas vassouras e a harmonia coordenada dos estranhos objetos começa.

 

O espetáculo continua com a utilização dos mais variados materiais na criação de uma sonoridade inconvencional: carrinhos de supermercado, sacos de plástico, jornais, isqueiros zippo, caixas de fósforos e os tradicionais caixotes de lixo.

 

Durante 1h40, o público assiste a um conjunto de performances que une a musicalidade e percussão dos vários materiais, à interpretação física, dança e humor de cada um dos artistas, e é desafiado a fazer parte deste caos perfeito. Entre gargalhadas e assobios, a plateia, cativada pelo ambiente enérgico, alinha na brincadeira.

 

Criada em Brighton, no Reino Unido,  em 1991, a companhia composta por bailarinos, músicos, cómicos e atletas divide-se em três equipas que percorrem a Europa alternadamente e em outras duas que se encontram fixamente na América do Norte.

 

No CCB, o elenco é composto por oito artistas, 6 homens e 2 mulheres,  que rodam em cada noite, num total de doze performers. Dos oito diferentes papéis, todos sabem fazer, pelo menos, dois, o que se poderá traduzir em atuações ligeiramente diferentes todos os dias.