3º Passeio de cicloturismo de Santa Clara


Presidente da Câmara Fernando Medina, foi um dos participantes

Realizou-se este domingo 24 de abril em Lisboa, o terceiro passeio organizado pela Junta de Freguesia de Santa Clara, um evento que fazia parte integral do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), o evento que juntou cerca de 180 participantes, teve uma distância de 50 quilómetros, e percorreu alguns pontos mais emblemáticos da capital. A concentração ocorreu pelas 8 horas no Campo das Amoreira, na Charneca, e teve inicio o passeio cerca das 9,15 com direção a Camarate, Sacavém, Expo, Av. Infante D. Henrique, Praça do Comercio, Cais do Sodré, Av. de Brasília, e Torre de Belém, aqui foi feita uma paragem com distribuição de fruta e água, e tirar a tradicional foto em grupo.

Retomadas as pedaladas, regressou-se pelo mesmo trajeto até ao Cais do Sodré, depois entrou-se pela rua do Arsenal, Praça do Comercio, rua da Palma, Praça da Figueira, Rossio, Restauradores, onde os participantes subiram a Av. da Liberdade ao Marques, Saldanha, Campo Pequeno, Campo Grande, Lumiar, entrando na Alameda das Linhas de Torres, Estrada do Desvio, Alta de Lisboa, e a chegada ao local de partida, que ocorreu cerca das 12,30.

Numa manhã que acordou bonita, onde o sol foi rei, dando assim um ar de graça, às mas condições climatéricas e instáveis que temos tido nos últimos dias, este domingo esteve propício a boas pedaladas, as quais foram sem dúvida excelentes, proporcionando assim a todos que pedalaram uma salutar manhã desportiva, e não foram apenas os simples e muitas vezes desconhecidos cicloturistas, que marcaram presença neste passeio, também uma figura pública fez questão de pedalar, ele que também é um utilizador de bicicleta, alinhou na primeira fila do pelotão, Fernando Medina, o atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acompanhado por José Manuel Caetano, presidente da FPCUB.

E foi Fernando Medina que no final das pedaladas, falou á nossa reportagem fazendo um balanço do passeio ao dizer: “Fiz o passeio todo, foi uma grande iniciativa da Junta de Freguesia que nos permitiu passar por mais de metade das freguesias da cidade, sendo uma forma de juntar as pessoas no desporto, da bicicleta que muitos amantes tem nesta cidade, foi uma manhã bem passada”.

Perguntamos ao Edil da capital, já que apesar de Lisboa já possuir muitas vias cicláveis, projetos para o futuro, o qual dizia: “ Nós estamos a trabalhar num projeto de grande alargamento, não só de vias cicláveis, mas aquilo que chamamos de uma rede de mobilidade ciclável, isto é, mais do que ter ciclovias que ligam dois pontos, duas grandes áreas, dois jardins, dois parques, nós queremos é ter é um sistema de mobilidade ciclável, para todos aqueles que andam de bicicleta no dia-a-dia, que o possam fazer com segurança, com tranquilidade, com informação, mas que possam utilizar a bicicleta como meio de transporte normal numa cidade, é isso que as principais cidades do mundo estão a fazer, e nós aqui em Lisboa não podemos ficar para trás, e por isso vamos lançar em breve o nosso programa de vias de mobilidade ciclável, um programa de grande ambição, porque vai criar isso mesmo, um sistema que possamos ir quase de todos os pontos da cidade, por vias cicláveis, confortáveis, seguras, muito bem identificadas, com sinalização, o tempo que se demora a chegar a um destino, o que será um projeto muito importante neste mandato”. E Fernando Medina terminava dizendo: “ Continuar a pedalar sempre, isso é o importante”.

E com estas palavras do atual Presidente do Município de Lisboa, tudo aponta que em breve a capital possa ter as condições certas e seguras para os ciclistas, algo que se espera há muito, e que o Edil revelou aqui neste evento, um passeio que teve um boa organização, com um ritmo de pedalada acessível a todos, e com um trabalho excelente que temos de enaltecer, á PSP-Trânsito pela segurança dada a todo o pelotão, nos pontos mais críticos da cidade.

E em final de reportagem, pouco mais para dizer, de referenciar que no final os cicloturistas tiveram direito a uma refeição composta por uma bifana de porco no espeto, caldo verde, e bebidas, sendo ainda entregues lembranças alusivas ao evento a todos os participantes, passeio que estava inserido nas comemorações do 25 de abril, e aqui, não podemos deixar passar em branco alguns comentários que ouvimos na entrega das lembranças, sendo um evento inserido no calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com o seu apoio, e estando presente o seu Presidente, não foi elegante da parte da organização não referenciar o apoio dado pela mesma, como a subida ao palco da entidade máxima da Federação ter sido mais tarde, penso que foi um lapso, mas que foi comentado por diversos associados da FPCUB presentes.

 

Reportagem efectuada em parceria com http://www.noticiasdopedal.com