FESTIM de volta a 9 de junho

O Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo (FESTIM), realizado pela primeira vez em 2009, regressa a Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro de 9 de junho a 21 de julho.

A 8ª edição do FESTIM, único festival português a integrar a rede europeia “European Forum of Worldwide Music Festivals”, vai contar com 15 concertos, dos quais apenas três serão em sala, com a festa a extravasar para o espaço público.

Os seis municípios das Beiras vão receber artistas de quatro continentes, nomeadamente de França, Espanha, Mali, Cuba, Índia, Senegal e Cabo Verde.

Os Sextet à Claques chegam de França com o baile tradicional do movimento trad-folk internacional e apostam em unir o público à volta da música.

A junção do purismo e modernidade do flamenco espanhol é trazida por Tomás de Perrate e do Mali, com vários discos gravados no deserto do Sahara, apresentam-se os Tinariwen com os seus Desert Blues.

A 30 de junho, a praia de Esmoriz em Ovar, recebe os clássicos da música cubana, boleros e bachatas, na voz de Ibrahim Ferrer Jr., filho do lendário cantor cubano com o mesmo nome.

Trilok Gurtu, percussionista universal, chega da Índia com o seu quarteto, prometendo espaços de etno-jazz e de fusão, acorrendo a três concertos seguramente memoráveis e o senegalês Cheikh Lô traz a sua criativa Afro-pop, partindo dos subúrbios de Dakar para o mundo.

O encerramento do FESTIM, organizado pela d´Orfeu Associação Cultural, acontece a 21 de julho em Águeda pela voz quente de Tito Paris, um artista de eleição e embaixador da música cabo-verdiana.

Os bilhetes para as salas têm o preço de 6 euros havendo vários descontos aplicáveis, os quais podem ser consultados aqui.