Portugal: um fim-de-semana feito de campeões

Uma taça de campeões europeus de futebol em Paris e três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze nos europeus de atletismo em Amsterdão foi o resultado de um fim-de-semana em cheio para o desporto nacional.

UEFA Euro 2016 – Paris

“Sabemos que não somos favoritos. Não vamos para lá passear, vamos lá para ganhar aquele torneio.”, afirmava Fernando Santos sempre que questionado quanto à ambição da seleção lusa para o Euro´16.

Na fase de grupos, Portugal enfrentou a Islândia, a Áustria e a Hungria, tendo empatado nos três encontros e seguindo em frente na competição como um dos quatro melhores terceiros lugares.

Nos oitavos-de-final, o adversário foi a Croácia, para muitos uma forte candidata ao título de campeã depois de ser a equipa sensação da fase de grupos . E foi preciso chegar o prolongamento para que Quaresma, aos 117 minutos, carimbasse o acesso aos quartos-de-final.

“Três empates e uma vitória no prolongamento graças ao único remate à baliza.”, lia-se num jornal francês que afirmava que “a seleção (portuguesa) provou é que possível chegar aos quartos de final ao jogar de forma bem nojenta”.

“Bonito ou feio não me preocupa muito. Não estou aqui para ser bonito, mas sim para procurar que a equipa ganhe”, desvalorizou o selecionador nacional.

Com a Polónia e após um empate 1-1 no tempo regulamentar, resultado que se manteve no prolongamento, Portugal venceu nas grandes penalidades por 5-3, com Rui Patrício a defender um remate. Estávamos nas meias finais e Paris cada vez mais perto.

Cristiano Ronaldo e Nani foram os marcadores que levaram à vitória sobre o País de Gales, tendo o madeirense igualado Platini como o maior goleador em campeonatos europeus de futebol, com 9 tentos marcados.

Doze anos depois, Portugal estava numa final e tinha o país anfitrião como adversário e grande favorito à vitória.

Aos 25 minutos de partida, Cristiano é substituído por lesão e abandona o relvado em lágrimas. Muitos terão pensado que era o fim do sonho, mas os “Bleus” foram confrontados por um Portugal aguerrido, que se queria superar a si mesmo e vencer pelo capitão lesionado.

Foram noventa minutos a segurar bem o jogo, mas a bola não entrava na baliza. A partida avançou para prolongamento e o improvável Éder, aos 109 minutos, faz história ao marcar o golo que valeu o primeiro título europeu da história do futebol português.

A taça de campeões europeus foi erguida por Portugal no Stade de France enquanto se  cantava “Pouco pouco pouco importa, se jogamos bem ou mal, o que interessa é levar a taça para nosso Portugal”.

Cumpria-se, assim, a profecia de Fernando Santos : “Só regresso a Portugal no dia 11 de julho e vou ser recebido em festa”.

 

Campeonato da Europa de Atletismo – Amsterdão

Realizado entre 6 e 10 de julho, o campeonato europeu de atletismo, realizado pela terceira vez na Holanda, contou com a participação de 33 atletas portugueses em várias modalidades.

A primeira medalha, de prata, foi conseguida por Dulce Félix que, aos 33 anos, bateu o seu recorde pessoal dos 10.000 metros com o tempo de 31.19,03 minutos.

Na meia-maratona europeia, também com a estreia da Taça da Europa da distância para a qual contam os registos das três melhores de cada país, Portugal conseguiu a medalha de ouro no triunfo coletivo, Sara Moreira consagrou-se campeã europeia, com o tempo de 1:10.19 horas, e Jéssica Augusto trouxe o bronze, com 1:10.55 horas.

Tsanko Arnaudov, de origem búlgara, conquistou a medalha de bronze no lançamento de peso e com um arremesso de 20,59 metros, conseguindo a sua segunda melhor marca de sempre.

Muitas das esperanças portuguesas de uma medalha no triplo salto estavam depositadas em Nelson Évora, mas foi Patrícia Mamona a ganhar o ouro com um salto de 14,58 metros e a terminar um fim-de-semana de muitas vitórias para o nosso país, com três medalhas individuais (2 Ouro, 1 Prata, 2 Bronze) e uma medalha por equipas (Ouro).

Para hoje, dia 11 de julho, ficou reservada a festa de receção e condecoração com o grau de comendador da Ordem do Mérito da seleção de futebol por parte do Presidente da República, assim como a chegada da seleção nacional de atletismo.