Portugal Campeão Europeu de Futebol Universitário – “É o concretizar de um sonho, é histórico, é único!”

Portugal conquista mais um título europeu, desta vez em futebol universitário. A equipa da Universidade do Minho, representante de Portugal, venceu por 2-1 à Alemanha na final do Campeonato Europeu Universitário, que decorreu na passada 3ª feira, 19 de julho, em Rijeka, na Croácia.

Depois de conquistar o Campeonato Nacional Universitário, que se realizou em abril, em Lisboa, a Universidade do Minho conseguiu chegar à final do Europeu e defrontou os estudantes da Universidade de Bochum, da Alemanha, campeã em título.

O treinador Michael Ribeiro realça o espírito de equipa. “É um concretizar de um sonho. Estes rapazes ousaram e acreditaram num sonho que era possível construir ao longo dos anos. Primeiro a nível nacional e depois este patamar, campeões europeus, é histórico, é único e até surreal.”

O jogo não começou bem para os minhotos. Um erro defensivo foi o suficiente para os estudantes alemães inaugurarem o marcador. A terminar a primeira parte, numa jogada ofensiva, Pedro Leitão conseguiu concretizar e empatar a partida. O momento do jogo surgiu aos 84 minutos, quando João Araújo, desfez as dúvidas e marcou o golo decisivo, oferecendo a Portugal, pela primeira vez, o título de Campeão Europeu de Futebol Universitário.

Em 2017, Portugal defende o título em casa, o Europeu Universitário de Futebol acontece no Porto.