BONS SONS – o outro lado do festival. A aldeia de Cem Soldos


Ninguém estranha os inúmeros festivais existentes de norte a sul do país. Talvez se estranhe é haver um festival produzido e realizado pela população local, sendo as receitas geradas, aplicadas em iniciativas sociais e culturais que beneficiam a aldeia e a qualidade de vida da sua comunidade.

O BONS SONS não tem fins lucrativos, mas tem como principal objetivo, para lá da sua sustentabilidade, retribuir à aldeia todo o esforço e dedicação. As receitas geradas são aplicadas em iniciativas sociais e culturais que beneficiam a aldeia de Cem Soldos e a qualidade de vida da sua comunidade.

De entre os planos de desenvolvimento futuro, será de realçar o Lar Aldeia, que visa a recuperação de algumas unidades habitacionais, para a integrar idosos no centro da aldeia, e o Casa Aqui Ao Lado que consiste na recuperação de uma habitação  para albergar residências artísticas e aliviar custos de produção das suas atividades culturais.

Cem Soldos é uma aldeia comunitária do concelho de Tomar, com cerca de 1.000 habitantes.

Durante quatro dias, a aldeia,  é totalmente cercada, no seu perímetro, sendo assim  formados os limites do festival Bons Sons, onde serão instalados os palcos de música, a feira de artesãos, as exposições de arte e inúmeras atividades a animarem as suas ruas e largos.