MAAT – novo museu de Lisboa inaugurado por Marcelo Rebelo de Sousa.


Com quatro salas e 8 mil metros quadrados, exteriores e interiores, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) foi inaugurado ontem, dia 4, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado considerou que o MAAT é um símbolo dos desafios que se colocam a prazo no país e que “deve ser o retrato da ambição de Portugal”.

“A ambição dos portugueses pela inovação, pela mudança, pelo crescimento para que haja melhores condições económicas, sociais e culturais. A cultura, a ciência e a inovação fazem a diferença”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República, destacando a “responsabilidade social da EDP”, cuja Fundação é a responsável pelo museu, defendeu também que “este museu vai ter de ser uma peça chave nessa responsabilidade social, não apenas no plano académico, mas também nos planos cultural e científico”.

Na inauguração do MAAT, edifício pensado pela arquiteta britânica Amanda Levete e que teve um investimento de 20 milhões de euros, estiveram presentes o primeiro-ministro, António Costa, o presidente executivo da EDP, António Mexia, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, os ministros da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, entre outras entidades oficiais.

A abertura ao público acontece hoje e conta com uma programação de 12 horas de espetáculos e atividades educativas. Os eventos, todos de entrada livre, podem ser vistos aqui.