Ney Matogrosso no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril.


Num espetáculo pleno de sensualidade, Ney Matogrosso, apresentou-nos “Atento aos sinais”, o seu último trabalho e mostrou que, apesar dos seus 75 anos, continua a ser um ‘animal de palco’ .

Capturado pela lente do fotógrafo podemos ver uma personagem plena de sensualidade, misturando cores quentes e malícia, mas também uma certa doçura, embora sem ingenuidade.

“Atento aos sinais” inclui temas de alguns autores emergentes tais como Criolo, Vitor Pirralho ou Dani Black e dos consagrados Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes e Lenine, estes últimos autores da música “Rua de passagem” com que Ney iniciou o espetáculo.

Foi já no final do show, quando Ney desceu até junto dos convidados e ensaiou alguns passos de dança, que se percebeu alguma reação da parte do público, até aí pouco expansivo. Também o artista não foi muito ‘simpático’ ao recusar cantar uma música sugerida pelo público, por não fazer parte deste seu ‘novo’ trabalho.

Apesar de se tratar de um espetáculo de apresentação do seu novo disco, ficou-nos uma sensação de ‘saber a pouco’ por não ouvirmos, pelo menos uma,  das tão populares musicas, com que Ney nos habitou ao logo de quatro décadas e todos nós sabemos de cor, como por exemplo “Homem com H”, “Por debaixo dos panos” ou “Rosa de Hiroshima”.

Ney Matogrosso fez-se acompanhar em palco por Sacha Amback (direcção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), André Valle (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone).

Entre as várias personalidades presentes no show um destaque especial para Jodie Foster, a conhecida e premiada atriz, que se confessa admiradora de Ney Matogrosso.

Ney Matogrosso, recebeu em 2014, o Grammy Latino, pelo conjunto da sua obra na categoria “Premio à excelência musical” .