Futsal feminino – uma realidade em expansão

Não será das modalidades mais faladas ou premiadas, mas existe e está em bom crescimento.

Para a expansão desta modalidade terá contribuído o programa de desenvolvimento aprovado pela Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, do qual contava a organização, na época de 2013/2014, de um Campeonato Nacional e da Taça de Portugal Sénior. A mesma resolução determinava a reformulação da então Taça Nacional e a criação, já em 2012/2013 de um Torneio Inter-Associações Sub 19/20. Mas como criar ou reformular por si só não seria bastante a Assembleia Geral da FPF, no programa de desenvolvimento previa “uma dotação financeira correspondente para apoio aos clubes que disputam estas provas (que suporte as despesas de organização dos jogos, deslocações nacionais, custo de inscrição de equipas e policiamento) por um período mínimo de 5 anos”.

Os resultados estão à vista e prometem ir muito mais além.

Não sendo alheios a esta realidade o Pedro Oliveira foi assistir ao jogo do Juventude da Castanheira / Carnide Clube. Aqui fica o seu relato:

No passado sábado, dia 5 de novembro, realizou-se no Pavilhão Municipal da Castanheira do Ribatejo a 4ª jornada para o Campeonato Distrital de Futsal feminino seniores da 1ª divisão. O encontro foi entre a equipa da casa, Juventude da Castanheira, contra o Carnide Clube, tendo acabado num empate a 2 bolas.

Paulo Martinheira  ‘treinador da equipa casa’ comentou o jogo “O resultado ao intervalo era de 2-2. Sofremos dois golos nos últimos 5 minutos da 1ª parte porque fomos apáticos e pouco acutilantes sobre a bola. A equipa que apanhamos era uma equipa com qualidade e que fechava bem os espaços. Na 2ª parte não conseguimos concretizar as oportunidades e o nosso jogo foi lento e por vezes precipitado.

Uma arbitragem que foi pobre e nos condicionou muito. Quero dar os parabéns a minha equipa que respeitou sempre o adversário.”

Salienta-se que, a Futsal Feminino Juventude da Castanheira  foi campeã na época 2012/13, na época seguinte subiram ao Campeonato Distrital, sendo o objetivo seguinte chegarem à Divisão de Honra.