Centenas de cicloturistas pedalaram em Lisboa, pela solidariedade


Lisboa acolheu no passado dia 13 de novembro, a 6ª edição do “Festival da Bicicleta Solidária”.

Foram mais de 800 os amantes da bicicleta, que compareceram na iniciativa “Ser Solidário” que tinha como objetivo angariar géneros alimentícios não perecíveis, para o  banco alimentar da Junta de Freguesia de Arroios, que diariamente fornece quarenta refeições a pessoas carenciadas da sua zona.

O ‘ponto de encontro’ e de chegada foi o largo do Intendente, em Lisboa, para um percurso com cerca de 10 quilómetros.

Foi um longo e animado pelotão, onde será de destacar a já conhecida bicicleta de seis lugares do Núcleo da Moita, as bicicletas antigas que vieram do Campo – Caldas da Rainha – com os seus utilizadores vestidos a rigor e as bicicletas da organização com as suas coloridas bandeiras.

Para José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, este evento foi “ Magnifico, cerca de 800 participantes, com um abençoado dia de sol, porque tivemos receio com a trovoada que fez durante a noite, existisse alguma dificuldade com o número de participantes, o que acabou por ser muito positivo. Sobre o evento o mesmo tem condições para continuar, e este continuará a ser o local escolhido, é mais aconchegador, apesar de haver algumas opiniões do Terreiro do Paço, aqui as pessoas estão mais juntas, o convívio é diferente, as pessoas conversam, o que acaba por ser mais interessante, e com a animação que introduzimos é sem dúvida diferente, as pessoas gostam, e estamos todos de parabéns, a Junta apoia, o que é importante, e quero deixar a mensagem, agradecendo a todos que estiveram aqui presentes, que nos apoiaram, e estiveram envolvidos no evento”.

No fim do evento foi sorteada uma bicicleta, vários bidons e t-shirt, ofertas da Orbita, Pollisport, e da LA-Alumínios . Foram também entregues quatro bicicletas e quatro cadeiras para criança, prémios do “Bicla Fest/Lisboa Ciclável”, realizado em setembro passado, às oito melhores fotos então realizadas.

Esta iniciativa foi promovida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta – FPCUB – com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios, Câmara Municipal de Lisboa, Orbita, Emel, Scott e Biclas.

 

Reportagem em parceria com Revista Notícias do Pedal

Caso pretenda, poderá visualizar mais fotos do evento aqui.