Mário Assis Ferreira apresenta “Os Poemas da Minha Vida”.


O livro “Os Poemas da Minha Vida”, da autoria de Mário Assis Ferreira, será lançado, amanhã, dia 7 de dezembro, pelas 18h00, no El Corte Inglés, em Lisboa.

Esta obra “reflete, no seu universo o gradualismo da minha aprendizagem na poesia, a cronologia do meu amadurecimento sensitivo, a transversalidade de múltiplos estilos e complexidades narrativas que, indelevelmente, me marcaram”, explica o autor.

No prefácio, Mário Assis Ferreira, escreve: “Os poetas que escolhi, os cinquenta poemas que selecionei, os comentários que sobre cada um deles escrevi, plasmam, de algum modo, retratos de sentimentos que me afloraram na vida: cantam-me a nostalgia da portugalidade, mas recordam a parcela de mim próprio que deixei em oito anos de Brasil”.

“São poetas novos, contemporâneos, de Pedro Mexia a José Luís Peixoto, de Inês Pedrosa a Francisco José Viegas. São poetas consagrados, de Nuno Júdice a Vasco Graça Moura, de Sophia de Mello Breyner a Manuel Alegre. São poetas académicos, tais como Fernando Pinto do Amaral e Gastão Cruz. São, enfim, poetas cujo estatuto os eleva ao limiar de históricos, tais como Camões, António Nobre, Fernando Pessoa, Cesário Verde, Mário de Sá Carneiro, Carlos Drummond de Andrade. Nem sequer poderiam faltar fadistas-poetas, como Amália Rodrigues, ou poetas musicólogos, como Ary dos Santos. Leio esses e tantos outros poetas, com prazer e devoção. Sem disfarçar, por vezes, a picardia de alguma inveja…”.

Editado pela pela Modo de Ler, o livro será apresentado por Isabel Ponce de Leão.