Presidente Checo está em Lisboa para visita de estado de dois dias


O Presidente checo, Milos Zeman, iniciou ontem, quarta-feira, uma visita de Estado a Portugal, tendo sido recebido, no Palácio de Belém, por Marcelo Rebelo de Sousa. Hoje visitará o parlamento e participará num fórum empresarial.

O programa começou, ontem, com a sua receção junto ao Mosteiro dos Jerónimos e a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões. Seguiu-se um encontro a sós com o Presidente português, no palácio de Belém, no fim do qual foram feitas declarações à imprensa.

Depois Milos Zeman, almoçou com Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, em representação do primeiro-ministro, António Costa. O dia terminou com um banquete oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa.

Hoje o Presidente checo, de manhã, é recebido na Assembleia da República por Eduardo Ferro Rodrigues, participando, em seguida, num fórum empresarial, na sede da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

À tarde, receberá a chave da cidade de Lisboa no encontro que terá com Fernando Medina. A vista terminará no Palácio da Cidadela, em Cascais, acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa, onde procederá à inauguração da exposição “Carlos IV e a Fé”, seguindo-se um concerto e um `cocktail`.