CARNAVAL DE LOULÉ – O “sambódromo louletano” foi pequeno.


O “sambódromo louletano” (Avenida Costa Mealha) foi pequeno para receber os milhares de visitantes que estiveram este Domingo Gordo em Loulé para celebrar o Carnaval. De acordo com a organização, este terá sido um dos domingos com mais entradas em toda a história do corso, o que levou a um recinto completamente lotado.

Miúdos e graúdos, portugueses mas também muitos estrangeiros, foliões com ou sem máscaras, com samba no pé ou apenas para apreciar a beleza dos 15 carros alegóricos, as muitas pessoas que vieram a Loulé nesta tarde solarenga contribuíram para mais um dia que certamente entrará para a história do mais antigo Carnaval do País.

O tema “Os Descobrimentos – A Grande Geringonça” foi interpretado da melhor forma pelos elementos das 10 coletividades que nesta edição participam no desfile – Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Doina (Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve), Grupo Desportivo Barreiras Brancas, Ginástica Clube de Loulé, Motoclube de Loulé, Associação Artística Satori, Associação Existir, Fundação António Aleixo e Academia de Dança do Algarve.

Com coreografias originais e fatos criados pelos próprios grupos e pelas costureiras do atelier de costura da Câmara Municipal de Loulé, estas associações trouxeram o espírito que está bem presente desde o arranque do Carnaval de Loulé, em 1906, e que tem a ver precisamente com o envolvimento de toda a comunidade nesta festa.

Uma das tradições desde que este evento passou a ser organizado pela Autarquia, a partir da década de 70, tem a ver com a presença do Brasil e das esculturais mulatas com corpos pintados e samba no pé. Este que é, de resto, um dos principais motivos para quem quer fotografar o desfile foi reforçado nesta edição com mais bailarinas que trazem consigo o calor, o ritmo dos batuques da bateria no corpo e a alegria contagiante do outro lado do Atlântico.

Amanhã é dia de descanso no Carnaval de Loulé mas os 15 carros alegóricos e 700 figurantes voltam à Avenida na Terça-Feira de Entrudo, a partir das 15h00, para o dia encerramento. O preço das entradas é de 2 euros e as receitas irão reverter para IPSS do Concelho e para as associações que desfilam no corso.

Integrado no programa de Carnaval, nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, a partir das 22h00, vai ter lugar no “Palácio” do NERA, na Zona Industrial de Loulé, um Baile de Gala com o tema “Os Conquistadores de Al-Úlià”. Arte & Música Big Band e Banda Fora d’Horas irão animar a noite. Os bilhetes têm um custo de 12 euros.