"Canções para Revoluções" – O espetáculo que assinalou o 43º aniversário do 25 de Abril


No âmbito do programa Lisboa – Capital Ibero-Americana de Cultura o espetáculo “Canções para Revoluções” foi criado a convite da Egeac, para assinalar o 43º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974.

Este espetáculo reuniu um repertório representativo da música de intervenção de vários países deste espaço geográfico – desde a revolução mexicana (no início do séc. XX), passando pela guerra civil de Espanha (na década de 1930), pela revolução cubana (década de 1950), pelos processos de resistência em países como o Chile, Argentina e Brasil (segunda metade do séc. XX), ou da revolução dos cravos em 1974.

Com novos arranjos, de Pedro Moreira, as canções como “Coro da Primavera” de José Afonso, “Cálice” de Chico Buarque, “Todo Cambia” de Mercedes Sosa ou “Hasta Siempre” de Carlos Puebla, ganharam uma outra dimensão, brilhantemente interpretadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Cesário Costa.

Nomes como António Zambujo, Lura, Sílvia Perez Cruz, Vitorino, a soprano Marina Pacheco, o tenor Mário Alves e ainda o coro Lisboa Cantat, deram voz a estas canções, onde o português e o castelhano, estiveram de mãos dadas, para encher a noite com as melodias que foram armas e hinos de esperança.

Participam ainda os instrumentistas Pedro Jóia, Alexandre Frazão, Norton Daiello e o actor André Gago que acompanhou Lura na composição de Chico Buarque “Fado Tropical”.

 “Todo Cambia” a canção popularizada por Mercedes Sosa foi o tema escolhido para reunir todo o elenco em palco e encerrar o espetáculo, depois de Grândola, interpretada por Vitorino e acompanhada de pé por toda a imensa multidão que enchia a Praça do Comércio.

A direção musical foi da responsabilidade do Maestro Cesário Costa e a direção artística esteve a cargo de Luís Varatojo.”

Mais uma vez a Egeac esteve de parabéns pelo excelente espetáculo que proporcionou a todos que ontem (24) encheram por completo a Praça do Comércio.