“Dar a Volta” partiu de Lisboa esta manhã para realizar percurso da 1ª Volta a Portugal em bicicleta.


Projeto foi abordado na tese de doutoramento de Ana Santos, professora da FMH e mentora da iniciativa “Dar a volta”. A ela juntam-se outro professor (geógrafo), um arquiteto, um fotógrafo, um empresário e uma estudante de mestrado.

A primeira etapa da iniciativa “Dar a Volta”, organizada pela Faculdade Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa (FMH – UL), realizou-se hoje, às 9h no Marquês de Pombal, em Lisboa.

Faz hoje 90 anos que se deu a 1ª Volta a Portugal em bicicleta e o projeto “Dar a Volta” visa comemorá-la, através da realização de novo, de todas as etapas do percurso. A primeira teve início esta manhã no Marquês de Pombal, em Lisboa, e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

A organização tem como objetivos tornar o percurso da 1ª Volta a Portugal, em 1927, numa rota de turismo ativo, implementando o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal, promovendo a atividade física e a saúde através do incremento da mobilidade ativa e a intermodalidade de transportes públicos e da bicicleta. A iniciativa pretende tornar-se numa referência para uma grande rota nacional e internacional, contribuindo para o desenvolvimento do país e promoção da coesão territorial e social.

“O projeto surge da necessidade de se desconstruir a cultura de bicicleta, isto é, perceber que em muitos casos são uma forma eficaz de resolver problemas sociais urbanos, como o congestionamento de tráfego, a descarbonização da sociedade e desenvolvimento da condição física e melhoria de saúde, mas para isso são necessários investimentos equilibrados que levem ao aumento do número de utilizadores de bicicleta” refere a professora Ana Santos responsável pelo “Dar a Volta”.

Pode aceder aqui para saber mais informações sobre as próximas etapas e o projeto.