Allianz Figueira Pro – Teresa Bonvalot foi a grande vencedora.

Teresa Bonvalot foi a vencedora do Allianz Figueira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf 2017. Devido à proximidade de compromissos internacionais de algumas atletas em prova, a direcção do campeonato optou por, neste primeiro dia, fazer acontecer toda a competição feminina, para além da primeira fase da categoria masculina, aproveitando assim ao máximo as excelentes condições que a praia do Cabedelo ofereceu aos competidores esta sexta-feira.

Assim, depois de surfar cinco vezes neste primeiro dia de competição, no que foi um teste à condição física das duas atletas finalistas, a cascalense Teresa Bonvalot, 17 anos, sagrou-se vencedora do Allianz Figueira Pro, derrotando na final a conterrânea Camilla Kemp de 21 anos. Ambas as surfistas terminaram a final da prova com a mesma pontuação, 15,75 pontos, mas a vitória sorriu à mais nova das finalistas por ter a mais elevada das notas entre as duas, 10 pontos (em 10 pontos possíveis), no que foi a melhor onda da Liga MEO Surf em 2017 até ao momento. Esta foi a segunda vitória de Bonvalot na Liga em 2017, depois de ter ganho a segunda etapa, no Porto.

“Estou muito feliz pela vitória e por ter conseguido o meu primeiro 10 de sempre. No princípio da final, não me estava a conseguir encontrar com as melhores ondas, mas nunca podemos desistir porque até ao soar da buzina podemos conseguir fazer a nota de que precisamos. [Sobre o 10] senti que a onda me saiu bem. Tinha percebido que a Camilla tinha feito uma boa onda antes e, quando ouvi a minha nota, fiquei contente por ter passado para a frente” explicou a surfista.

Com este resultado, Bonvalot assume a liderança isolada do ranking nacional, seguida de Carol Henrique na 2ª posição e Camilla Kemp no 3º lugar. A luta pelo título nacional feminino está cada vez mais disputada.  Nota ainda para as prestações de Mafalda Lopes, surfista de 16 anos da Costa de Caparica, que alcançou o terceiro lugar, e Mariana Brandão, também de 16 anos e da Costa de Caparica, que ficou na 7ª posição.

Já no que toca à Allianz Triple Crown, com esta vitória, Teresa Bonvalot igualou Carol Henrique no topo do ranking, deixando assim tudo em aberto para o Allianz Sintra Pro, última das três etapas a contar para este troféu especial da Liga MEO Surf.

Apesar do natural destaque que a competição feminina assumiu neste primeiro dia de competição, a primeira ronda masculina também foi à água e os melhores surfistas nacionais fizeram jus às condições, mostrando muito nível de surf, no que se reflectiu no elevado número de notas excelentes que se viram.

Miguel Blanco, Gony Zubizarreta, Tomás Fernandes, Pedro Henrique, Vasco Ribeiro, Eduardo Fernandes e Marlon Lipke fizeram prestações acima dos 16.00 pontos (num total de 20 pontos possíveis), no que poderá ser um primeiro vislumbre do que vão fazer no segundo e terceiro dias do Allianz Figueira Pro.

Para amanhã, Sábado, dia 3 de Junho, a chamada está marcada para as 8:00 da manhã, na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz. Já as senhoras, na Liga MEO Surf, só voltam a entrar em acção no Allianz Sintra Pro, a acontecer na Praia Grande de Sintra, entre os dias 14 e 16 e Setembro. Mais informações em www.ansurfistas.com.

Resultados finais
Final feminina: Teresa Bonvalot 15,75 (1ª) x Camilla Kemp 15,75 (2ª);
Meia-final 1: Camilla Kemp 12,00 x Mafalda Lopes 9,3 (3ª);
Meia-final 2: Teresa Bonvalot 13,75 x Carol Henrique 8,75 (3ª);

Ranking Nacional Feminino
1ª Teresa Bonvalot
2ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp
4ª Yolanda Hopkins
5ª Mariana Garcia

Ranking Feminino da Allianz Triple Crown
1ª Teresa Bonvalot
1ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp

Para além da competição principal e da Allianz Triple Crown, o Allianz Figueira Pro verá serem atribuídos os prémios do Figueira Best Surfer, Renault Expression Session, Somersby Onda do Outro Mundo, do Moche Groms Cup, uma iniciativa da FPS e ANS, e do MEO Rip Curl Fantasy. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.