Casa da Esquila – um “ex libris” da gastronomia nas Terras do Lince


Sob a batuta de Rui Cerveira a “Casa da Esquila”, situada no Casteleiro, às portas do Sabugal, é já considerada pelos especialistas um espaço privilegiado no reino da gastronomia sendo mesmo considerada uma das melhores mesas beirãs.

Apoiado no conceito “Gourmet Rural”, Rui Cerveira, Chefe responsável pela cozinha da Casa da Esquila, já galardoada com o CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA TRIPADVISOR 2016, tem feito com que este espaço seja uma unidade de referencia e de excelência, inserida que está, numa região que dispõe de recursos naturais impares e onde a cultura e a tradição gastronómica é rica e variada.

Segundo Rui Cerveira “a filosofia da Casa da Esquila é simples.  Queremos despertar em quem nos visita sensações de puro prazer, satisfação e bem-estar. Baseando-nos numa politica de qualidade, quer de produtos quer de serviços, tendo sempre em atenção uma questão fundamental: O Respeito. Pela comunidade, pelo ambiente, pelas pessoas que tocamos”. E é nesta base simplista, que nos apresenta verdadeiras obras de arte com um sabor inigualável confecionadas com produtos da sua terra. Alguns desses pratos, como a “Garoupa da avó Gerominha”, foram criados a partir de refeições que eram servidas pela sua avó, “uma grande cozinheira” que povoa as memórias da sua infância.

A simplicidade das instalações que contrastam com o conforto oferecido, o requinte de sabores de uma cozinha baseada em produtos obtidos pouco tempo antes da sua confeção e a arte de saber receber, sugerir e servir, inebria-nos e leva-nos a perguntar ao nosso anfitrião, Rui Cerveira, “para si o que é mais importante, saborear ou cozinhar?”. Após alguns momentos de silêncio a resposta foi curta “cozinhar”. Contudo, através das redes sociais de ‘coração aberto’ e com a simplicidade que lhe é peculiar, Rui, escreveu “Gosto sinceramente de provar, tenho verdadeiramente prazer com a boa comida, mas sem dúvida alguma que o que me move mesmo é o dar prazer a outros, não pela glória, que essa é vã, mas pelo ato de proporcionar momentos de prazer aos outros pela felicidade de uma excelente experiência à mesa, ouvir aqueles “huummm””. Isso sim mexe comigo, mais do que tudo. Estava a precisar dessa pergunta.” A resposta estava completa!

 

Sobre o Chef Rui Pedro Cerveira

Tendo nascido e realizado os primeiros estudos em Lisboa, passou pelo Alentejo, pelo ESTH – Politécnico da Guarda e pelo Instituto Superior Politécnico Internacional, tendo rumado a África onde frequentou Gestão Hoteleira no ISPI –  Institute for International Political Studies. De regresso a Portugal voltou às origens da família, frequentou o ESTH – Politécnico da Guarda e o Instituto Superior Politécnico Internacional. Após a abertura da “Casa da Esquila”, em 2011, lecionou na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG – Instituto Politécnico da Guarda. Atualmente dá aulas no Instituto Politécnico da Guarda e no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor, onde tem vindo a desenvolver e implementar a Carta Europeia do Turismo Sustentável “Gata-Malcata”.