“Memórias da História” – uma viagem no tempo, em Torres Novas


Durante quatro dias, Torres Novas embarcou numa viagem no tempo, reconstruindo o ambiente de festa da Idade Média.

Pelo oitavo ano consecutivo, as Memórias da História deram lugar à recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. De 1 a 4 de junho, o centro histórico da cidade recuou no tempo, até ao início de seiscentos.

Tudo se desenvolveu em torno da figura do torrejano Manuel de Figueiredo, cosmógrafo-mor do Reino, e da visita que efetuou à sua terra. Nessa visita levou consigo novidades e maravilhas dos novos mundos e a todos espanta com a explicação das artes, da matemática, da astronomia e da navegação. Na então vila, vê-se assim, pela primeira vez, mapas e astrolábios.

Foi neste contexto histórico que aconteceu a 8ª edição das Memórias da História. Através de momentos de recriação, atividades lúdicas, performance musical e teatral pôde-se disfrutar de ambientes típicos da época, como o acampamento, o torneio de arqueiros, a arte de caçar com aves de rapina, a esgrima, a oficina de lã, o artesão das velas, o espaço dos escribas com pena, a arte de fazer e usar uma cota de malha dos cavaleiros. Não foi esquecida a cozinha da época criativa e esforçada, adaptada aos produtos locais e ao critério férreo do não desperdício. Novos aromas e sabores a todos convidava a sentarem-se à mesa para degustar tais iguarias.