FITEI leva mais espetáculos a Viana neste fim de semana

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica continua em Viana do Castelo por mais um fim de semana, com dois espetáculos gratuitos, e realizados ao ar livre, que vão decorrer no próximo dia 10 de junho, sábado.

O primeiro espetáculo faz parte da programação nacional: “E-nxada”, da companhia portuense Erva Daninha, que se apresenta às 15h00, no anfiteatro do Jardim da Marina. Este é um espetáculo de circo contemporâneo, destinado a todos os públicos, que explora a experiência e o imaginário rurais a partir de um ponto de vista urbano, com base na enxada, ferramenta ancestral que cava até aos dias de hoje, um instrumento de trabalho e símbolo de ligação entre o passado e o presente – e a que, num contraponto irónico, se associam objetos do nosso eletrónico quotidiano.

Logo de seguida, pelas 17h00, apresenta-se o espetáculo “Todo lo que está a mi lado”, do renomado criador argentino Fernando Rubio, em frente ao coreto do Jardim Marginal de Viana do Castelo. “Todo lo que esta a mi lado” necessita apenas de uma cama, uma atriz e um espetador. Desenrola-se ao longo de dez minutos, em extrema intimidade, uma história que esteve latente em algum lugar na mente durante 25 anos. Esse lugar real e imaginário dá forma a um novo pensamento estético sobre a intimidade, o movimento subtil, a ligação com os outros, a nossa presença no tempo e a estranha forma de habitarmos espaços de afetos relacionados com o desconhecido.

A cidade de Viana do Castelo é uma das três organizadoras desta 40ª edição do FITEI, através de uma parceria conseguida pelo Teatro do Noroeste – CDV, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.