Baja TT do Pinhal – Oito Mazda Proto na segunda ronda do Desafio Total Mazda 2017

Está tudo a postos para mais uma ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a segunda pontuável para o Desafio Total Mazda 2017. Desta feita, as equipas rumam até à zona Centro do País para a primeira das duas provas da temporada que se disputam sob a alçada da Escuderia de Castelo Branco. A Baja TT do Pinhal tem lugar entre os dias 17 e 18 de Junho e contará, novamente, com uma relevante caravana de Mazda Proto que, seguramente vão garantir uma animação adicional.

No total serão oito as equipas concorrentes ao Desafio a alinhar na tarde da próxima Sexta-feira na prova que tem como base a vila de Sertã, sede de concelho inserido no distrito de Castelo Branco e que pelo segundo ano consecutivo acolhe o Nacional de TT. Naturalmente, o destaque na lista de inscritos do Desafio Total Mazda vai para a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela, vencedores da ronda anterior e que, juntaram à vitória da prova o melhor tempo no Prólogo e nas duas especiais, lideram o Desafio com um total de 28 pontos. É sobre eles que recai toda a atenção numa prova que se antevê venha a ser disputada sob altas temperaturas e que é conhecida por troços muito técnicos e plenos de adversidades…

Bruno Oliveira/Paulo Marques – segundos classificados em Reguengos de Monsaraz – lideram a lista de aspirantes à liderança, sendo que, neste lote, passa agora a figurar a dupla formada pelos irmãos Ricardo e Pedro Oliveira, ausentes na prova de abertura do Desafio. Depois do pódio que garantiram no Alentejo, é com expectativa que se aguarda a prestação de Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, eles que terão forte oposição de Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro e dos irmãos Floriano e Nuno Roxo. Paralelamente, e depois dos desaires na ronda de abertura,  vão merecer atenção adicional as provas de Francisco Gil/Filipe Rasteiro e dos estreantes no Desafio Nuno Tordo/António Serrão.   

A Baja TT do Pinhal arranca com uma dupla passagem pela especial de Moitas, a disputar, respectivamente, às 17h00 e as 18h30 da próxima Sexta-feira, 16 de Junho, totalizando pouco mais de 19 quilómetros ao cronómetro. Para Sábado, a Escuderia de Castelo Branco reservou duas especiais. Pelas 10h30 tem início o Sector Selectivo Sertã/Sertã, com 190,84 quilómetros, seguido de uma assistência e reagrupamento em Oleiros. Para a tarde, 17h00, está agendado o SS2 Oleiros/Sertã, com 136,91 quilómetros. O final da prova está previsto para as 19h25 de novo na vila de Sertã.

 

Desafio Total Mazda (Após uma prova)

1º Pedro Dias da Silva – 28 pontos

2º Bruno Oliveira – 18 pontos

3º Bruno Rodrigues – 15 pontos

4º Pedro Salgueiro – 12 Pontos

5º Floriano Roxo – 10 pontos

 

Palmarés do Desafio Total/Mazda

Ano    Piloto                       Navegador

2016    Etelvino Carvalho     João Penedo

2015    João Rato                 João Ratinho

2014    Carlos Pinto              Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho     Nuno Gonçalves

2012    João Rato                 José Motaco

2011    João Rato                 José Motaco

2010    João Pais                  João Rato

2009    João Pais                  –

2008    Bruno Oliveira          –