Colete Encarnado – uma das festas mais emblemáticas do Ribatejo.


A Festa do Colete Encarnado, uma das mais emblemáticas do Ribatejo que representa a cultura da Festa Brava, as tradições de Vila Franca de Xira e da região em que se insere, assinalou, no passado fim de semana (30 de Junho a 2 de Julho), a sua 85ª edição que foi recheada de alegres eventos.

Os três dias desta festa tão tradicional, trouxeram ás ruas de Vila Franca de Xira, as Esperas e Largadas de toiros, que faz subir a adrenalina de todos os que se atrevem a fazer frente a estes animais tão altivos e imprevisíveis.

Também a Corrida dos Campinos, é um ponto alto destas festas, já que mostra a perícia dos homens que comandam o gado bravo pelas lezírias ribatejanas, seguido do colorido e animado Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas pelas ruas da cidade.

Na emblemática Praça de Toiros Palha Blanco realizou-se a habitual corrida de toiros, com a participação do cavaleiro João Ribeiro Telles Jr., dos toureiros Juan José Padilla e António João Ferreira, e do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. Os touros lidados pertenciam às ganadarias de David Ribeiro Teles e de Falé Filipe.

Pelas ruas diversas tertúlias fomentam o convívio entre os visitantes, para alem da tradicional “mega” sardinhada, em que todos os apreciadores desta iguaria tão portuguesa podem comer, seguindo o lema de “quem tira, põe”.

Numa festa de raiz tão popular como esta, não faltaram concertos com artista da terra e nomes conhecidos do nosso panorama musical, como o Avô Cantigas, para os mais pequenos, os Atoa, e Miguel Araújo.  

A Festa do Colete Encarnado é colorida e alegre, realizada numa terra de tradições, de gente simples e afável, que vale a pena conhecer.