Chega ao fim a 41ªedição da Festa do Avante


Chegou ao fim mais uma edição da Festa do Avante. Foram três dias de uma oferta extensa de cultura e eventos programados naquela que é considerada por muitos a festa do ano.

Foram milhares os que foram à Quinta da Atalaia, no Seixal, este fim-de-semana para celebrar a 41ª edição da Festa do Avante.

Foram 200 os espectáculos musicais divididos em 10 palcos espalhados por todo o recinto. Para todos os gostos. Desde o fado ao hip-hop, do rock aos cantos tradicionais de vários pontos do país e do mundo.

A festa encerrou com a fadista Gisela João no palco 1ºde Maio, e no palco principal Paulo de Carvalho levou os seus êxitos, como o “E depois do Adeus”, aos presentes. Mas foram os estreantes Mão Morta que encerraram a festa.

Foram três dias não só de música ou debates políticos, mas também com variadíssimos espaços dedicados à cultura, um dos fortes atractivos do evento. Contudo, o espírito envolvente é o que cativa, em grande parte, os visitantes.

Armando Santos, de 84 anos, veio com um grupo de amigos do Barreiro, onde afirma que o espírito que se vive na festa do Avante é o que o faz vir todos os anos.

“A vertente política é sem dúvida o que me traz cá. Contudo, adoro o espírito jovem desta festa”.

Um evento que também é de família, como garante Ana Nicolau, de 40 anos.

“O Avante é uma festa de todos para todos. Sendo assim, vim com a minha família, com os mais pequenos por todo o espírito que se vive aqui”.

Uma festa que tal como o popular ditado português diz é para miúdos e graúdos.

Ivo Soares tem 15 anos e veio com um grupo de amigos da mesma geração.

“Venho todos os anos, tendo em conta, que nasci no dia do Avante, só não vim quando nasci. Desde aí, venho sempre. Comecei a vir com os meus pais e agora venho com os meus amigos. Não ligo tanto à vertente política mas adoro a variedade de cá, comida, actividades e concertos”.

A festa volta para o ano com a promessa que esta é: uma festa para todos, uma festa para todas as gerações.