Baja TT Idanha-a-Nova – Nove Mazda Proto no regresso à Beira Baixa

É já este fim-de-semana que tem lugar mais uma ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a terceira pontuável para o Desafio Total Mazda. Uma vez vez mais sob a batuta da Escuderia de Castelo Branco, a Baja TT Idanha-a-Nova promete animação a rodos, num fim-de-semana que marca o regresso do TT nacional à actividade, depois do período de férias.

Desta feita, serão nove os Mazda Proto que vão estar à partida, sendo que a jornada fica marcada pelo regresso de Jorge Cardoso, que este ano ainda não havia alinhado em qualquer evento. A lista dos concorrentes ao Desafio Total Mazda é encabeçada pela dupla Pedro Dias da Silva/José Janela, líderes da competição – com um total de 56 pontos – eles que venceram as duas anteriores jornadas, a Baja TT Capital dos Vinhos e a Baja TT do Pinhal.

A postos para aproveitar uma falha dos líderes estão Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, que ocupam a segunda posição na competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, com mais seis pontos do que Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro. Bruno Oliveira/Paulo Marques e Nuno Tordo/António Serrão são outros dos potenciais candidatos a um lugar de destaque em Idanha-a-Nova, mas Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira, Francisco Gil/Filipe Rasteiro e Floriano Roxo/Nuno Roxo prometem não facilitar-lhes a vida.

Com tudo em aberto nas contas do Desafio, a Baja TT Idanha-a-Nova conta com todos os ingredientes para que não falte animação. Relativamente ao desenrolar da prova, esta terá início pelas 17h00 de Sexta-feira (8 Setembro) com a disputa da primeira passagem pelo Prólogo (6,81 km), cuja repetição será cumprida a partir das 18h30. Como habitualmente, este troço foi desenhado nas imediações do Santuário da Senhora de Almortão, onde está também montado o Parque de Assistência.

Para Sábado, a Escuderia de Castelo Branco escolheu dois Sectores Selectivos. O primeiro (Idanha/Rosmaninhal/Idanha) dista pouco mais de 140 km e terá início às 8h25; o segundo (Idanha/Penamacor/Zebreira) tem um total de de 188,85 km ao cronómetro e tem arranque agendado para as 13h40. No total a prova raiana terá um cúmulo de 344,27 km e o final será em Idanha-a-Nova, frente ao edifício da Câmara Municipal, às 17h15.

 

 

Desafio Total Mazda (Após 2 provas)

1º Pedro Dias da Silva  – 56 pontos

2º Bruno Rodrigues      – 30 pontos

3º Pedro Salgueiro       – 24 Pontos

4º Nuno Tordo             – 18 pontos

4º Bruno Oliveira         – 18 pontos

6º Floriano Roxo          – 10 pontos

 

Palmarés do Desafio Total/Mazda

Ano    Piloto                       Navegador

2016    Etelvino Carvalho      João Penedo

2015    João Rato                 João Ratinho

2014    Carlos Pinto              Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho      Nuno Gonçalves

2012    João Rato                 José Motaco

2011    João Rato                 José Motaco

2010    João Pais                  João Rato

2009    João Pais                  –

2008    Bruno Oliveira          –