Cascais já tem livro de "Receitas de Reis e Pescadores"

Verdadeira viagem pelo património gastronómico do concelho de Cascais, é apresentado, dia 14 de setembro, às 17h00, na Casa Sommer, o livro de “Receitas de Reis e Pescadores”. Da autoria de Cláudia Silva Mataloto e de Raquel Moreira, aluna e professora respetivamente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), a obra recupera receitas de figuras históricas inovando com ingredientes adaptados à nossa Era.

Das sopas às sobremesas, destacando os pratos de peixe e de carne, trata-se de uma investigação em documentos históricos, como o Foral de Cascais (1514); livros de gastronomia e recolha de testemunhos dos habitantes do concelho.

Mais do que um livro de receitas esta obra cita factos verídicos, que envolveram figuras históricas como a Rainha D. Amélia, o Rei D. Carlos ou Luís de Camões “para abrir o apetite” aos potenciais cozinheiros. 

Escreveu Camões: “Cinco galinhas e meia/deve o Senhor de Cascais/e a meia vinha cheia/ de apetite para as mais”, numa referência ao 4º Conde de Monsanto, que prometeu ao poeta seis galinhas em troca de um poema, dando-lhe apenas meia galinha. 

Da autoria de Cláudia Silva Mataloto e de Raquel Moreira, aluna e professora respetivamente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), a obra dá ainda a conhecer novas receitas confecionadas pelos alunos desta escola com ingredientes da região, como o Figo da Índia, comum na paisagem do concelho, o funcho marítimo, que nasce espontaneamente na orla costeira, ou a amora silvestre, que cresce na zona da serra.

Editado pela Casa das Letras, chancela do Grupo LeYa, o livro resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).