Festival Colombo 2017 – acaba de ter inicio na ilha do Porto Santo.

Há menos de uma hora que teve inicio o “Festival Colombo 2017” e é já um êxito cultural, económico e também devido ao conseguido envolvimento da população no evento.

O evento que garante uma ocupação hoteleira no Porto Santo, nunca antes vista, a atingir os 94%, leva Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, a afirmar que “este Festival está a cumprir a sua função de combater a sazonalidade e de prolongar, o mais possível, a estação de verão, servindo, ainda, para destacar muitos outros atributos do destino que vão para além da praia”.

Salientando a participação dos residentes no Festival, Eduardo de Jesus, refere que “a afirmação de um destino turístico depende diretamente da associação e do envolvimento dos seus residentes. As pessoas têm de sentir-se bem com as opções que são tomadas e identificar-se com elas”, acrescentando “não se pode construir um destino a pensar nos turistas, sacrificando os que aqui vivem” e no caso do Festival Colombo “é a participação em força da população e, particularmente, da Escola, que faz toda a diferença”.

O Festival Colombo, irá decorrer de hoje (14) a 16 setembro, e é uma recriação da passagem, em 1478, de Cristóvão Colombo pela ilha. Uma viagem pela história, em ambiente quinhentista, misturando factos verídicos e histórias mistificadas. O ponto alto acontece hoje (14) com o cortejo que assinala o desembarque do navegador genovês na segunda ilha povoada do arquipélago da Madeira.