MODALISBOA: DAVID PEREIRA VENCEU O PREMIO COM “NATIVE”

No Pavilhão Carlos Lopes, teve inicio ontem (6) a MODALISBOA LUZ, que como vem sendo hábito apresentou uma nova edição de “Sangue Novo”, constituído por Alexandre Pereira, Carla Campos, Daniela Pereira, David Pereira, Frederico Cina, Filipe Augusto, Ivan Almeida, Rita Afonso, Rita Carvalho e Rita Sá, dez jovens designers finalistas de cursos superiores de Design de Moda, que apresentaram as suas propostas para o próximo verão.

Após o desfile, o júri, constituído por Eduarda Abbondanza, pela editora de moda da Vogue Portugal, Cláudia Barros, pelo designer de moda Filipe Faísca e por um jornalista estrangeiro, decidiu atribuir três menções honrosas, a Filipe Augusto, Rita Afonso e Rita Sá, anunciando de seguida o nome de David Pereira como o grande vencedor do concurso Sangue Novo desta edição da ModaLisboa.

David Pereira, para além de receber uma bolsa de cinco mil euros, atribuída pela ModaLisboa, um curso de verão na Domus Academy em Milão, terá ainda entrada direta no Sangue Novo da 50.ª edição da ModaLisboa, que irá decorrer em março de 2018.

Também Filipe Augusto, Rita Afonso e Rita Sá, terão acesso direto ao Sangue Novo do próximo ano.

O premio FashionClash anunciado e escolhido pelo diretor do festival de moda holandês Fashion Clash, Branko Popovic foi atribuído a Filipe Augusto O jovem designer português terá assim a oportunidade de apresentar a sua coleção em junho de 2018 em Maastricht, na Holanda, na próxima edição do festival.

Rita Afonso foi distinguida com o prémio The Feeting Room, nome escolhido e anunciado pelos representantes da marca Edgar Ferreira e Guilherme Oliveira.  A coleção que Rita Afonso apresentou hoje na ModaLisboa será produzida e vendida nas lojas de Lisboa e do Porto daquela marca.

Entre o vasto e diversificado publico que assistiu ao desfile, encontravam-se, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

Sangue Novo reflete novas formas de ver e de sentir o mundo da moda, a partir da visão e da imaginação destes novos designers.

A noite continuou com o desfile de Kolovrat, em que o “MACRO que contém o MICRO”…inspiraram a coleção. As linhas clássicas são suavemente influenciadas por camadas artesanais que criam adornos lúdicos. Novas e antigas técnicas são usadas para criar belos detalhes e roupas muito confortáveis. Usando escalas diferentes de modo a influenciar a forma, silhuetas e texturas que nos lembram as relações fascinantes de micro/macro.

Seguiu-se Valentim Quarema, que apresentou “Carnal”, coleção inspirada por pensamentos, sentimentos e sensações. A atração e determinação, a força e o poder. A fusão da luxúria e do romantismo num ambiente oriental.

Coube a Ricardo Preto apresentar o último desfile da noite. Em “WHOLE LOTTA LOVE”, flores são símbolos de alegria e beleza e os animais são personagens de fantasia e histórias de beleza, harmonia e Amor e do poder da natureza de que desejamos fazer parte. Com silhuetas trapézio e “fit and flare”, tecidos fluídos, esta coleção foi pensada em tons de vermelho, amarelo e terra – feita para enfrentar a selva urbana com amor dentro e fora de nós.