Évora Romântica – o primeiro livro da Universidade Sénior de Évora

“Évora Romântica” surge como uma em aliança entre poesia, fotografia e pintura. Uma união perfeita! A poesia de Ricardo Maria Louro, poeta por natureza, com uma sensibilidade apurada e um Homem ligado à terra e às suas gentes – Évora na sua alma. A técnica e amabilidade dos professores voluntários José Ramos e Helena Parreira, o primeiro, fotógrafo de profissão, já aposentado, com um enorme talento, homem de achados, de cantos e recantos, que dá vida à fotografia. Helena Parreira, pintora, de interpretações múltiplas, com uma forma exótica de ver o mundo, bem patente na brilhante capa do livro.

Évora Romântica é um livro que se apresenta em três partes. Presenteia-nos na primeira parte com um inédito Roteiro Poético que permite aos leitores ‘voarem’ pela cidade, conhecendo-a através da poesia e seguindo um percurso pelo centro histórico, onde de ponto em ponto se pode sonhar com a Évora d’outros tempos, ou a Évora dos tempos d’hoje!

E inicia pelos tempos d’outrora, com uma homenagem a Florbela Espanca, passa pelas pedras da rua de uma Évora apaixonada que não tem trovador, segue para uma janela trabalhada e um mirante de saudade e conhece a Nobre Moira amada d’um Cristão. Continua numa imensa Solidão, punhais que se entrechocam numa casa em silêncio, pois em cada madrugada, a passear p’la penumbra escuta uma Évora menina e moça. E termina adorando os pombos dos beirais onde na Praça os tormentos de outras eras, eram gritos, eram choros, eram rezas. Hoje, a Praça é um ponto essencial da vida social e cultural desta Cidade Romântica!

Sonetos e Detalhes, a segunda e terceira partes deste livro, fá-lo-ão deleitar-se pela poesia e pela fotografia que ilustra os detalhes e pormenores da Évora Romântica destacada neste livro, desafiando o leitor a criar o seu próprio roteiro, descobrindo e conhecendo pormenores e detalhes tão ricos da cidade de Évora. 

A Universidade Sénior de Évora (USE) promove o envelhecimento ativo, através da dinamização de atividades educativas não formais, com vista ao combate ao isolamento, ocupação útil do tempo e integração social do sénior. Neste modelo, destinado a pessoas acima dos 50 anos, todas as atividades são dinamizadas por voluntários de diversificadas idades e diferentes áreas.

A USE intervém principalmente no âmbito social. O papel das universidades seniores na sociedade envelhecida dos dias de hoje é cada vez mais reconhecido, permitindo ao sénior ter uma longevidade mais ativa e útil, tendo um papel ativo na sociedade e fazendo-se respeitar junto das gerações mais novas, além de combater o isolamento a que os seniores estão constantemente sujeitos, bem como a promoção da sua autonomia e independência.

Os interessados em adquirir a obra poderão fazê-lo instalações da USE sitas, na Rua Fernanda Seno, 20 B em Évora