Universidade Sénior de Tomar – Trezentos alunos e 33 disciplinas no arranque do novo ano

Decorreu ontem, dia 9, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de abertura do ano escolar 2017/2018 da Universidade Sénior de Tomar (UST). O vereador da Educação, Hugo Cristóvão, abriu a sessão, de modo informal, desejando que este seja mais um ano de êxitos para os cerca de 300 alunos da UST, número que pode crescer porque as inscrições ainda estarão abertas durante o mês de Outubro. Sublinhou ainda a importância da aprendizagem ativa e em são convívio que a UST proporciona.

Rosário Sousa, coordenadora da Universidade, fez em seguida as apresentações de toda a equipa, havendo ainda lugar a dois momentos poéticos que reforçaram os fortes laços de companheirismo entre os alunos, a cargo da professora Fernanda Mocho e da sub-coordenadora Helena Faustino, bem como à passagem de um vídeo alusivo. Por fim, o grupo de danças tradicionais da UST mostrou em palco o seu trabalho.

Vão funcionar 33 disciplinas, todas elas ministradas de forma voluntária e que são as seguintes: Artes Decorativas, Atividades Aquáticas, Canto Coral, Clube da Caminhada, Cerâmica, Danças de Salão, Danças Tradicionais, Desenho, Espanhol, Espanhol Funcional, Fotografia, Gestão Multicultural, História das Artes Aplicadas, História das Religiões, História de Arte, História de Tomar, Informática, Iniciação e Cultura Inglesa, Lavores, Literatura Portuguesa, O Vidro e as suas Origens, Pintura, Pintura – Aguarela, Saúde, Saúde Mental Sénior, Tapeçaria de Arraiolos, Tarologia e Energia de Cura, Teatro, Terapia do Riso, Terapia Prânica, Tuna, Turismo e Xadrez.

Este ano, a UST conta ainda com a colaboração um grupo de médicos da Unidade de Saúde Familiar de Santa Maria que se encontram na fase final de formação (Especialização em Medicina Geral e Familiar), os quais, no âmbito de um projeto de intervenção na comunidade, irão fazer sessões mensais à UST, abertas também à restante comunidade. A primeira, subordinada ao tema Patologia Dermatológica, está agendada para dia 27 de outubro, das 16h à 17h30. Ao longo do ano serão igualmente abordadas as seguintes temáticas: Sexualidade na terceira idade, Patologia cardiovascular, Patologia do foro mental, Patologia urológica, Medicina preventiva 2, Patologia do sono, Patologia do foro ortopédico/reumatológico e Medicina preventiva 1. As datas e horários podem ser consultados no facebook da Universidade Sénior de Tomar.