KRIS MEEKE AO VOLANTE DO CITROËN XSARA WRC NO “RALLYLEGEND 2017”


Entusiasta do desporto motorizado, o público italiano dedica um verdadeiro culto aos homens e às máquinas que fizeram a história do Campeonato do Mundo de Ralis, contexto que originou o nascimento do “Rallylegend”, evento que, a cada ano, reúne um plantel de exceção. Para esta 15ª edição são mais de 140 os carros esperados na República de San Marino, num evento sob o signo de homenagem a Colin McRae.

Campeão do Mundo de Ralis em 1995 e piloto oficial da Citroën em 2003, aos comandos de um Xsara WRC, o piloto escocês deixou uma marca indelével na história do desporto automóvel. O seu contundente estilo de condução, que lhe valeu a alcunha de “McCrash”, bem como a saga de jogos de vídeo com o seu nome, tornaram-no numa lenda. Infelizmente viria a desaparecer tragicamente, no dia 15 de setembro de 2007, em consequência de um acidente de helicóptero ocorrido perto de sua casa.

Recordado pelos funcionários da Citroën Racing como sendo um homem generoso e simpático, Colin McRae foi também importante na carreira de Kris Meeke. “Fui um dos seus fãs incondicionais durante a minha juventude,” lembra o recente vencedor do Rali de Espanha. “Aos 16 anos poupei o suficiente para o ir ver o Rali da Catalunha. Depois comecei a trabalhar no gabinete de estudos da M-Sport, mas o que eu queria era conduzir, sonho que alcancei mais tarde quando venci uma operação de deteção de jovens pilotos. A minha primeira temporada não foi a ideal, mas o Colin já me tinha identificado e manteve-me sob a sua asa. Ele ajudou-me a progredir e depois a passar para o FIA Junior WRC. Ainda hoje é, provavelmente, a pessoa a quem mais devo.”

 

Neste Rallylegend, Kris Meeke irá homenagear o seu antigo mentor conduzindo aquele que foi o seu Citroën Xsara WRC, sendo aqui navegado por Derek Brannigan, seu habitual batedor nos ralis de terra: “Para além do aspecto emocional, é sempre um prazer conduzir este carro. Data de 2003, mas ainda é incrivelmente homogéneo e eficiente. Tenho como objetivo dar ao público todo o prazer de condução que relembre e preste tributo ao Colin.”

 

Adicionalmente, no domingo, após o final do rali propriamente dito, Kris Meeke irá participar na “Colin’s Parade”, desfile que reúne muitos antigos Campeões do Mundo de Ralis, incluindo Sébastien Loeb, que ali estará presente ao volante de um Citroën C4 WRC.