“Os Contos dos Irmãos Grimm” – o primeiro livro de Tiago Azevedo

Nasceu nos Açores há 32 anos, é arquiteto e pintor, já expôs em salas de Paris (no Carrossel do Louvre), Nova Iorque, Cannes e na Galeria La Pigna, no Vaticano. Chama-se Tiago Azevedo e veio a Lisboa, no passado dia 16, apresentar o seu primeiro livro “Os Contos dos Irmãos Grimm”.

“Os Contos dos Irmãos Grimm” – o primeiro livro de Tiago Azevedo

“Este livro surgiu do desejo de compilar as minhas pinturas a óleo num formato que pudesse transmitir a componente literária da minha obra, neste caso os contos dos Irmãos Grimm. Sempre fui um apaixonado por fábulas, pelo imaginário e pela fantasia inerente a estas histórias. Neste livro condenso toda a magia dos contos através das minhas pinturas, retratando as suas personagens da forma como sempre as imaginei.” É assim que Tiago Azevedo apresenta o seu primeiro livro com uma tradução da versão original dos contos, para português, de fábulas infantis e imortais como, Cinderella, Branca de Neve ou Rapunzel, escritas pelos irmãos Grimm.

São onze contos ilustrados, em quadros a óleo, sobre estas personagens das fábulas, com a intenção de “voltar a colocar as histórias no seu ambiente de origem. E, claro, mostrá-las da forma como eu sempre as vi” segundo declarações de Tiago Azevedo ao Notícias ao Minuto.

Com uma participação ativa no seu canal de YouTube, Tiago publica com frequência vídeos com as suas técnicas de pintura, bem como biografias dos grandes mestres de arte, desde Frida Kahlo até Salvador Dali e Albrecht Dürer, numa série de episódios dedicados a historia de arte. Toda esta sua atividade nas redes sociais leva-o a afirmar que a sua “obra começou a ficar conhecida na internet e depois surgiram convites para expor no Carrossel do Louvre, convites para Nova Iorque e, a partir de conhecimentos, surgiu então esse convite para expor no Vaticano”.

Com algumas exposições previstas para Portugal, nomeadamente na sua terra natal, nos Açores, Tiago Azevedo, considera que seria uma honra vir a expor em sítios como o CCB ou Serralves. Sobre um seu eventual regresso a Portugal é perentório “regresso em definitivo, para já, não.”

O livro, editado pela Chiado Editora, está à venda em diversas livrarias e pontos de venda como Fnac, Bertrand, Wook, Almedina, Bulhosa e El Corte Inglés, sendo o seu preço de 16 €. O ebook poderá ser encontrado na Amazon, Apple iBookstore, Barnes & Noble, Sony, Kobo, Diesel ebook Store e Baker & Taylor.