O retorno de Maria Callas a Lisboa como Medeia, através da exposição escultórica de Nikos Floros

O espírito, a história e a imaginação dos gregos são evidentes na exposição de obras de arte esculpidas por Nikos Floros que estarão patentes desde o próximo dia 30 de novembro até 15 de dezembro na Sociedade de Geografia de Lisboa. No âmbito do 40º aniversário da morte de “La Divina”, Maria Callas, Floros inspira-se no famoso papel da soprano como Medeia e trá-la a Lisboa 59 anos após sua apresentação no Teatro Nacional de São Carlos, em março de 1958.

O retorno de Maria Callas a Lisboa como Medeia, através da exposição escultórica de Nikos Floros

O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura da República de Portugal, de S.A.R. Dom Miguel de BragançaPríncipe de Portugal e Duque de Viseu, da Academia Portuguesa de Letras e Artes, do Ministério da Cultura da República Helénica, da Embaixada da Grécia em Portugal, da Comissão Nacional Helénica para a UNESCO, da Prefeitura do Peloponeso – que apoia Nikos Floros e Maria Callas como cidadãos locais – e da Fundação George Best Costacos.

Nikos Floros utiliza materiais de nossa vida quotidiana, que transforma em magníficas obras de arte originais. Os seus únicos mosaicos e formas escultóricas, justapostos com a energia das culturas primitivas de todo o mundo, prometem produzir uma conexão transcendente e extática com a psique humana, algo que o artista procura evocar. Através de sua obra de arte, Nikos Floros combinou elementos para fazer uma percepção alternativa: utilizando um meio muito moderno, o alumínio, junto com uma marca contemporânea e poderosa, a Coca-Cola, obteve uma nova forma de “tecido” e mosaico, para criar trajes escultóricos únicos e originais e retratos de mosaicos assombradores que evocam o poder e a influência dessas figuras e personalidades históricas. Esses trajes escultóricos -símbolos do poder- dão forma artística a um material, que é um produto da nossa sociedade moderna, desejando evidenciar a grande força que a autocracia que atualmente exerce o marketing e a publicidade sobre o homem comum.

Internacionalmente premiado e educado na École des Beaux Arts de Paris, Nikos Floros decidiu concentrar-se no papel emblemático da Medeia, de Maria Callas – que a grande artista interpretou de forma inimitável- e os Argonautas, para mostrar a conexão deles com os exploradores portugueses que, como outros Argonautas, dominam as ondas, em busca de destinos novos e distantes.

As criações surrealistas de arte pop do artista foram já exibidas em todo o mundo, incluindo muitos museus importantes, como a Academia Russa de Belas Artes em São Petersburgo, o Museu e Reserva Estatal de Tsarytsino (Moscovo), o Museu da Catedral Estatal de São Isaac em St São Petersburgo, o Museu Nacional das Mulheres nas Artes em Washington, o Palácio de Hofburg em Viena de Áustria e o Teatro Comunal em Bolonha, entre outros. Nikos Floros foi premiado pelo Estado russo por suas criações artísticas em 2016 e foi o único artista convidado a exibir seu trabalho dedicado à Princesa Grace em Monte Carlo, no Mónaco, durante o tributo internacional “Grace: Símbolo da Mudança”, realizado sob os auspícios da S.A.R. Príncipe Albert de Mónaco.

Esta exposição conta com dois curadores: Vítor Escudero, da Academia Nacional de Belas Artes e Conselheiro da Academia de Letras e Artes e também Aristotelis Karantis. Nikos Floros dedica esta exposição ao recentemente falecido Dimitris Tzanakis, Embaixador e Conselheiro no Ministério de Negócios Estrangeiros da República Helénica, cujo trabalho inspirou o artista a promover a diplomacia cultural através de suas criações ao redor do mundo.

Um programa artístico será realizado pelo guitarrista grego Constantino Boulougaris e Athiná Titaki, que recitará sua poesia inspirada nesta temática. No final será servido um cocktail com delikatéssen gregas com assinatura da Taberna Grega Dionysos de Lisboa. Os principais patrocinadores são: o Badounas watch & jewel, que dará um exclusivo disco sólido de pura prata como presente para a S.A.R. Dom Miguel de Bragança simbolizando a amizade entre a Grécia e Portugal, Eftymios Pontzis, CEO do grupo de empresas Hellenic Eurotrans – que é o transportador oficial das obras artísticas do Nikos Floros por todo o mundo- e a Taverna grega Dionysos em Lisboa.