900 lares vão receber energia elétrica a partir do maior telhado solar coletivo nos Países Baixos

A Nissan Motor Parts Center (NMPC) em Amesterdão iniciou a construção do maior telhado solar coletivo nos Países Baixos. Com 8.911 painéis capazes de gerar 2,7 milhões de kWh/ano, este projeto é co-financiado através do “crowdfunding” ZonnepanelenDelen, um fundo de títulos de investimento coletivos criado para o efeito.

900 lares vão receber energia elétrica a partir do maior telhado solar coletivo nos Países Baixos

A Nissan Motor Parts Center é a primeira empresa nos Países Baixos a disponibilizar o seu telhado a outras entidades e pessoas externas para a produção de energia renovável em grande escala. A eletricidade gerada é suficiente para satisfazer o consumo elétrico de 900 lares e a primeira fase vai estar operacional no fim de fevereiro próximo, e o projeto estará terminado na sua totalidade em maio de 2018.

Com a instalação deste enorme telhado solar, a Nissan está a dar mais um exemplo da sua visão de Mobilidade Inteligente Nissan, em que a energia renovável desempenha um papel chave. Koen Maes, Diretor Executivo da Nissan Benelux, comenta: “Este projeto adequa-se perfeitamente às ambições da Nissan em tornar a Mobilidade Inteligente cada vez mais sustentável. Por isso estamos a trabalhar na produção de energia renovável e em projetos como o armazenamento de energia em baterias usadas, veículos que devolvem energia à rede e a partilha de automóveis. O telhado solar do NMPC é um dos seus alicerces”.

O que é impressionante acerca deste projeto, para além da grande escala, é que o público em geral pode participar no projeto. “Um título ZonneDelen custa 25 euros. Qualquer pessoa que apoia a energia solar, mas não tem um telhado no qual possa instalar os painéis solares, pode contribuir diretamente para o crescimento da energia renovável através destas ZonneDelen”, afirma Sven Pluut, um dos fundadores da ZonnepanelenDelen. A participação gera um retorno sustentável ao longo de 15 anos e que é baseado na quantidade de energia solar gerada e nos preços vigentes da eletricidade. O retorno é pago anualmente.

“Amesterdão vai gerar mais energia solar no futuro, e por isso este é um grande passo. Esta parceria entre residentes e empresas criou a primeira grande coligação solar, devido, em parte, ao fundo de sustentabilidade do município”, afirma o vereador Choho (responsável pela área da sustentabilidade), que continua: “Espero que a coragem e o envolvimento demonstrado neste projeto pela ZonnepanalenDelen e pela Nissan, sirva de exemplo para outras empresas em Amesterdão”.

Ao todo, estão disponíveis 20.000 ZonneDelen e as vendas começaram a 15 de novembro através do https://www.zonnepanelendelen.nl/project/nissan. Graças a um esquema de subsídio (SDE+, Estimulação da Produção de Energia Renovável), o Painel Solar da Nissan está a garantir um preço mínimo pelos kWh produzidos ao longo da sua vida útil. O ASN Bank e o fundo de sustentabilidade do município de Amesterdão contribuem com um financiamento conjunto ao projeto de 3,2 milhões de euros.

Os parceiros da Nissan no projeto do telhado solar são: A Nissan Motor Parts Center, ASN Bank, Qurrent, Gemeente Amsterdam, Zoncoalitie, JansZon, Stichting 1miljoenwatt e a Zonnepanele