“Cartas de Amigo e de Malviver”, de Manuel Rodas é apresentado amanhã

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe, amanhã dia 19 de dezembro, pelas 18h30, a apresentação do livro “Cartas de Amigo e de Malviver”, do autor Manuel Rodas, que retrata a vida de um aluno interno num colégio do Minho, uma obra que procura recordar “a vida nestas instituições de ensino e educação nos anos sessenta, em Portugal.”

“Cartas de Amigo e de Malviver”, de Manuel Rodas

A obra, publicada pela editora Alfarroba, será apresentada por José Subtil, professor catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa.

Sinopse

Ao longo de cinco anos, um aluno interno num colégio no Minho escreve 63 cartas a um amigo imaginário (imaginário?), através das quais relata um conjunto de sentimentos, desabafos e peripécias. O jovem adolescente confidencia todo o sofrimento e angústias que sente ao viver num meio distante da família e privado de afeto, mas repleto de queixas, dores e clausura.

É através das cartas que o leitor se apercebe do contexto de violência física e psicológica, perante a indiferença dos professores, pais e comunidade. O autor quis, deste modo, revelar e não deixar no esquecimento uma realidade que a história da educação não tem valorizado suficientemente: a vida nestas instituições de ensino e educação nos anos sessenta, em Portugal.

Sobre o autor

Manuel Rodas nasceu na vila de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, em 1953.

Completou o Curso de Formação de Professores do Ensino Primário, em Braga, em 1974 e o Curso de Professores de Educação Especial, no Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, em 1983.

É ainda licenciado e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.

Foi professor em várias escolas nos concelhos de Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Amadora e Lisboa, nomeadamente na Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Educação de Torres Novas e no Instituto Superior de Educação e Ciências em Lisboa.

Foi também formador e coordenador pedagógico do Ministério da Educação, membro da Direção da Associação de Professores de Português e consultor técnico.