Dakar 2018 – Al-Attiyah, Sunderland e Casale estabeleceram o ritmo enquanto Loeb foi traído pelos travões.

O Rally Dakar de 2018 está finalmente em marcha. Na partida, em Lima, estiveram presentes 139 motos, 92 carros, 49 quads e 44 camiões.

Nasser Al-Attiyah (QAT) of Toyota Gazoo Racing SA races during stage 01 of Rally Dakar 2018 from Lima to Pisco, Peru on January 06, 2018

A primeira de 14 etapas foi uma ligação de 242 km da capital peruana até a costa do Pacífico até Pisco, onde decorreu uma especial de 31 km.

Foi um começo curto, mas tático, para a 40ª edição da lendária prova, com pilotos que amanhã, domingo (7), não desejam ser os primeiros a abrir a estrada facilitando a tarefa dos seus rivais.

O dia de amanhã terá uma especial de 267 km em torno de Pisco, com 90% do percurso fora de pista.

Nos carros:

Nasser Al-Attiyah, em Toyota Hilux , não levantou o pé, desde o início, ganhando a primeira classificativa da prova. A mais de dois minutos de Nasser ficou Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz. Sébastien Loeb, que lutou com uma falha de travões no seu Peugeot 3008DKR Maxi a apenas três quilômetros do fim da especial, ficou a 5 minutos do líder.

No final da classificativa Al-Attiyah disse: “Estou muito feliz, mas amanhã é outro dia. Estamos cheios de confiança “. Por seu turno, Loeb referiu: “Nós fomos muito lentos, tentando terminar a classificativa. Foi complicado, pois não pude travar! Nós só queríamos terminar. “

Carlos Sousa (RENAULT DUSTER TEAM), terminou na 30ª posição enquanto que André Villas-Boas ocupa o 46º lugar.

Nas motos:

Sam Sunderland da Red Bull KTM Factory Team, foi o vencedor do dia seguindo-se Adrien van Beveren e Pablo Quintanilla.

Laia Sanz ficou-se pela 12ª posição enquanto que Toby Price, vencedor da prova em 2016 e companheiro de equipa de Sam ficou no 14º lugar a mais de 3 minutos do líder.

Nos quads:

O chileno Ignacio Casale, o vencedor de 2014 e o vice-campeão de 2017, foi o vencedor com um minuto de vantagem sobre Sergey Karyakin. O francês Sébastien Souday foi o terceiro.

Nos camiões:

O checo Aleš Loprais da equipa Tatra foi o vencedor, superando Martin Van Den Brink e o campeão de 2017 Eduard Nikolaev.