Festival de Flamenco – “La Zambra” aplaudida de pé no encerramento

Maribel Ramos, conhecida por “La Zambra”, atuou ontem (22), perante um Lounge D repleto, no enceramento do Festival de Flamenco, promovido pelo Casino do Estoril.

Aldrabiscas

Esta conhecida figura do Flamenco, iniciou os seus estudos em Almeria, no Conservatório Profissional, após o que se mudou para Madrid, onde estudou com destacadas figuras da dança flamenca, como Javier Latorre, Antonio “El Pipa”, Israel Galván, Isabel Bayón, Antonio Canales, entre outros.

Acompanhada por David Bastidas, no “cante “, Mariano Campallo, na guitarra flamenca e Cristian de Moret, no piano e canto, este espetáculo pretendeu recuperar o esplendor da antiga tradição dos “cafés cantantes”, com todo o seu “compás” (ritmo).

Ontem, pudemos admirar diferentes “palos” (géneros de flamenco) e apreciar, as diferenças entre a guitarra solista e o piano de acompanhamento, o canto “p`alante” e o canto que acompanha o baile. Foi sem duvida, baile puro ‘sem aditivos’.

Aplaudidos de pé, “La Zambra” e os seus acompanhantes, ainda proporcionaram ao publico, uma última dança, convidando Tatiana Saceda, que se encontrava na assistência, a subir ao palco e com eles encerrar o espetáculo.

De referir que Tatiana Saceda, já protagonizou uma noite de Flamenco, nesta mesma sala em 2016.

As noites de Flamenco no Lounge D, ficam agora por aqui. Contudo, os ‘aficionados’, irão ter a oportunidade de assistir, no mês de Maio, à gala do Flamenco que se realizará no Salão Preto e Prata.