Estreia Mundial do CUPRA e-Racer, o primeiro Carro de Turismo de corrida 100% elétrico do mundo

Depois de revelada há poucos dias em Barcelona, a edição de 2018 do Salão Internacional Automóvel de Genebra, torna-se o palco ideal para apresentar ao público internacional a marca CUPRA. A nova marca desportiva terá o seu próprio stand, situado próximo ao stand da SEAT.

® DR

Estreia Mundial do CUPRA e-Racer: o primeiro carro de turismo de competição 100% elétrico do mundo

Simplesmente, não podia ser de outra forma: a marca CUPRA também vai entrar na competição. Caberá à CUPRA assumir todas as responsabilidades e o trabalho até agora a cargo da SEAT Sport. A CUPRA herdará todo o envolvimento da SEAT no desporto motorizado nos últimos 40 anos, mas, ao mesmo tempo, também toma consciência que o futuro da competição passará por sistemas de propulsão alternativos. O objetivo da marca CUPRA é o de preparar o caminho e de liderar a mudança para corridas eficientes e limpas.

Com essa visão em mente, o CUPRA e-Racer será o protagonista do stand CUPRA no Salão Internacional Automóvel de Genebra 2018. A SEAT, com o Leon Cup Racer, tem sido a referência no campeonato TCR International Series desde 2014; sem esquecer que a SEAT Sport também produz todos os modelos do Grupo Volkswagen que participam no TCR (Audi RS3 LMS e Volkswagen Golf GTI TCR) tanto a nível regional como internacional.

O CUPRA e-Racer é um carro de competição 100% elétrico, baseado no Cup Racer com motor a gasolina. Além de ser muito mais limpo e amigo do ambiente, o CUPRA e-Racer é muitíssimo mais silencioso, mantendo uma impressionante performance, até superior à do tradicional carro de corrida. E além disto ainda acrescenta uma série de outras vantagens. Primeiro, um motor elétrico é muito mais simples, requerendo muito menos manutenção. E, acima de tudo, é muito mais eficiente, uma vez que aplica praticamente toda a energia consumida, enquanto um motor de combustão aproveita, no melhor dos cenários, cerca de 30% da energia do combustível. Adicionalmente, a energia cinética é aproveitada para acumular energia nas travagens e nas fases de desaceleração. E se isto não fosse suficiente, a capacidade de aceleração é muito superior, já que um carro elétrico tem o valor de binário máximo disponível desde que o acelerador é pressionado; não sendo preciso chegar a um determinado patamar de rotação para se alcançar a máxima performance. Por esta mesma razão, a caixa de velocidades deixa de ser necessária.

O CUPRA e-Racer é um verdadeiro carro de corridas, debitando 300 kW de potência contínua e até 500 kW de pico, dispondo de tração às rodas traseiras. O CUPRA e-Racer está equipado com uma nova tecnologia de visão traseira que é exibida no painel de instrumentos. O veículo usa três câmaras em vez dos tradicionais espelhos retrovisores.

O CUPRA e-Racer pode alcançar uma velocidade máxima de 270 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos e dos 0 aos 200 km/h em apenas 8,2 segundos.

O CUPRA e-Racer tem como objetivo ultrapassar a performance da versão convencional para demonstrar, a todos os níveis, as possibilidades tecnológicas do CUPRA. Durante 2018, o CUPRA e-Racer será exibido em eventos especialmente selecionados, uma vez que a primeira competição com carros de turismo exclusivamente elétricos foi antecipada para 2019. O formato, a duração da corrida e até a forma como os pilotos terão que lidar com as corridas, as equipas e os fãs, será completamente diferente: muito mais ativa, incrivelmente dinâmica, intensa e emocionante.

Estreia pública do CUPRA Ateca

CUPRA é uma marca especialmente desenvolvida para cativar entusiastas por automóveis que procuram o que esta nova marca tem para oferecer: Exclusividade, Sofisticação e Performance. Os modelos CUPRA serão tão desportivos e versáteis como sempre foram, tão rápidos em pista como confortáveis e práticos na condução do dia-a-dia, mas também mais elegantes e sofisticados. CUPRA é a reinterpretação contemporânea de espírito desportivo e personalizado.

Outro dos destaques no stand CUPRA será o CUPRA Ateca, que fará a sua estreia pública em Genebra. O CUPRA Ateca é um SUV que marca o início de uma nova era, sendo o modelo ideal para o lançamento da marca CUPRA. É um modelo único no seu segmento, até agora reservado a marcas premium.

O nome CUPRA sempre se destacou pelo equilíbrio perfeito entre a diversão ao volante e a versatilidade de utilização quotidiana. Nem todas as marcas conseguem garantir a precisão e o caráter desportivo de um CUPRA e, ao mesmo tempo, um carro que pode ser usado para levar as crianças à escola, ir às compras ou viajar com imensa bagagem e uma requintada qualidade de rolamento. O novo CUPRA Ateca combina um design de proporção certa em elegância e dinamismo com um interior espaçoso e ampla bagageira.

O motor 2.0 TSI do novo CUPRA Ateca debita 300 CV (221 kW). É um dos motores tecnologicamente mais sofisticados do mercado, equipado com um recém-desenvolvido Sistema de Filtro de Partículas Otto para cumprir a mais recente Legislação de Emissões. Este motor tem um som novo e mais potente, e também recebeu uma nova versão da caixa de 7 velocidades DSG, desenvolvida para garantir um toque mais desportivo, com passagens de caixa mais rápidas, mais precisas, mas também mais suaves. O desenvolvimento da caixa de velocidades contemplou alterações de forma a combinar uma performance de excelência com baixos níveis de consumo de combustível e de emissões.

O CUPRA Ateca recebe sistema de tração integral 4Drive, um dos mais seguros e avançados sistemas de tração integrados. O sistema 4Drive analisa permanentemente as condições da estrada, incluindo a velocidade do carro, a velocidade de cada roda, a posição do volante e o estilo ou o modo de condução, repartindo instantânea e progressivamente a potência pelas rodas com melhor tração. O sistema 4Drive está otimizado para funcionar de acordo com todos os modos de condução: Normal, Sport, Individual, Neve, Off-Road e, claro, o modo CUPRA. Quando selecionado o modo CUPRA no Drive profile, o motor reage de imediato com um som refinado, enquanto o acerto da suspensão adaptativa (Dynamic Chassis Control) ajusta-se para proporcionar um comportamento mais desportivo.

O CUPRA Ateca apresenta-se com um visual exterior fascinante. À frente, na grelha superior, um efeito ninho de abelha tridimensional com o logo CUPRA ao centro. As letras CUPRA em alumínio ocupam a grelha inferior do para-choques de linhas exclusivas. Os detalhes em preto brilhante são uma constante no exterior do CUPRA Ateca: as barras do tejadilho, os espelhos exteriores, molduras das janelas, proteções laterais, jantes, grelha dianteira e difusores dianteiros e traseiros, bem como o spoiler que envolve o vidro traseiro. Há também outros detalhes que destacam a personalidade exclusiva do carro, como a luz que projeta o nome CUPRA e o logo no piso. As poderosas pinças de travão a negro, o para-choques traseiro, o logo CUPRA em cobre na bagageira, as quatro ponteiras de escape colocadas nos extremos do difusor traseiro e as exclusivas jantes de 19” com acabamento em corte de diamante e logo CUPRA ao centro, destacam o estilo desportivo e elegante deste SUV único e dinâmico. As seis cores exteriores disponíveis para a carroçaria são: Azul Energy, Vermelho Velvet, Prata Brilhante, Cinzento Rodium, Preto Magic e Branco Nevada.

No interior, os painéis das portas são revestidos a Alcantara®, com o nome CUPRA a surgir iluminado numa placa de alumínio, em destaque na soleira da porta. Os bancos são forrados em Alcantara®, em preto, com costuras cobreadas e efeito de fibra de carbono nos flancos. Os pespontos em cobre também estão presentes no volante desportivo e no comando da caixa, forrados a pele. Os pedais têm acabamento em alumínio, enquanto as molduras das condutas de ventilação do ar condicionado têm acabamento a preto brilhante ou cromado. O logo CUPRA também marca presença no volante, nos tapetes, na chave e no ecrã tátil do sistema multimédia, que dá as boas vindas ao condutor com o arranque do motor.

O equipamento standard que integra o CUPRA Ateca está orientado segundo três princípios básicos: tecnologia, design e segurança. Assim, sistemas como o sistema de arranque sem chave keyless, carregador sem fios, amplificador de sinal GSM, camara 360º com visão de topo, ecrã tátil de 8” com sistema de navegação plus, suspensão adaptativa Dynamic Chassis Control, cockpit digital e park assist, fazem parte do equipamento de série.

Em destaque entre os opcionais, o Performance Pack, que inclui travões performance Brembo de 18” em preto, o Carbon Fibre Exterior Pack – spoiler traseiro e capas dos espelhos retrovisores –, o Carbon Fibre Interior Pack – tablier em fibra de carbono –, bem como bancos em pele. Os bancos CUPRA exclusivos tipo bacquet ficarão disponíveis em meados de 2019.

Com um baixo centro de gravidade e uma suspensão que combina na perfeição eficiência com progressividade, uma direção assistida rápida e progressiva, o novo CUPRA Ateca tem um comportamento dinâmico excecional e uma qualidade de rolamento fantástica.

O CUPRA Ateca alcança uma velocidade máxima de 245 km/h e completa os 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos.

Ainda que os SUV estejam num crescendo de popularidade, não há, neste preciso momento, muitos como o CUPRA Ateca no mercado, sendo por esta razão o primeiro pilar da marca e o que aproximará ainda mais as versões desportivas SEAT dos modelos de competição.

SEAT Leon CUPRA R ST

Sim, o foco da atenção estará no CUPRA, mas a gama SEAT também brilhará no Salão de Genebra. O novo Leon CUPRA R ST assume um destaque especial com o seu motor 2.0 TSI com 300 CV, transmissão integral 4Drive com caixa de velocidades DSG.

Com a atrativa pintura Cinzento Magnetic, o Leon CUPRA R ST torna-se ainda mais distinto pelos logos e emblemas cobreados, a mesma tonalidade usada nas jantes de 19 polegadas. São estas rodas que recebem impressionantes travões Brembo, à frente, e pneus Michelin Sport Cup 2. As linhas marcantes do para-choques dianteiro delineado pelas novas entradas de ar também recebem o tratamento da coloração em cobre.

A fibra de carbono está presente no spolier dianteiro, na caixa dos espelhos retrovisores, na cobertura das ilhargas ou no difusor traseiro. O difusor traseiro fica enquadrado entre as poderosas duplas ponteiras de escape, uma de cada lado.

À entrada no habitáculo, as placas de alumínio na soleira das portas dianteiras com o logo CUPRA R ST recebem o condutor. Os painéis interiores das portas são rematados em tecido com o padrão da fibra de carbono, e, quando é pressionado o botão de arranque, uma mensagem exclusiva do CUPRA R ST é mostrada no ecrã a cores de 8 polegadas da consola central, onde também está gravado o nome CUPRA R. Ainda no interior, os detalhes em cobre podem também ser encontrados nas saídas de ventilação e na consola central, no logo SEAT no volante, nas costuras dos bancos tipo bacquet e no volante, forrado a Alcantara®. A instrumentação está concentrada no painel SEAT Digital Cockpit.

A produção do SEAT Leon CUPRA R ST terá início em dezembro de 2018, com acabamentos à mão nas instalações da CUPRA.

SEAT Leon com o novo motor 1.5 TSI EVO

O Leon será outro dos destaques no stand da SEAT, já que recebe a mais recente geração de motores através do 1.5 TSI Evo de 150 CV. O quatro cilindros a gasolina é alimentado por sistema de injeção common-rail a 350 bar de pressão, tem turbocompressor e a evolução do Active Cylinder Management (ACT). O 1.5 TSI recorre a um recém-desenvolvido Sistema de Filtro de Partículas Otto, de forma a cumprir as mais recentes Normas de Emissões. Garante baixos consumos de combustível com emissões reduzidas com uma performance fora de série… O Leon 1.5 TSI ficará disponível no verão.

SEAT Ibiza TGI FR

O SEAT Ibiza mais ecológico, o Ibiza TGI, que funciona a GNC, será apresentado no stand da SEAT, pela primeira vez, na variante desportiva FR. O modelo fica agora disponível no nível de equipamento FR, que se junta às restantes variantes já existentes, demonstrando o elevado patamar tecnológico da SEAT.

O Digital Cockpit SEAT

O novo Digital Cockpit da SEAT será uma das grandes novidades do Salão Internacional Automóvel de Genebra 2018. O Digital Cockpit ficará disponível para o CUPRA Ateca, SEAT Leon CUPRA R ST, Leon 1.5 TSI EVO FR e Arona. O cockpit digital é um painel de instrumentos concebido como um ecrã interativo. Tem um design moderno e versátil, permite uma enorme funcionalidade e é personalizável para cumprir com prioridades do condutor. Em exclusivo para os modelos CUPRA, foi desenvolvido um ecrã mais desportivo que destaca de forma mais clara as RPM e a velocidade, garantindo um ambiente mais emocionante.

CUPRA é uma das empresas SEAT

A SEAT está a reorganizar a sua estrutura no sentido da criação de uma holding que abarca o seu core business, mas engloba também empresas start-up como a SEAT Metropolis:Lab, a CUPRA e a XMoba, apresentada recentemente no Mobile World Congress de Barcelona. Com esta reorganização, a companhia procura diversificar o seu negócio, desenvolvendo novos modelos de ação que provem ser lucrativos e ajudem a reforçar a sua estrutura financeira.

A SEAT é uma das marcas com maior crescimento na Europa e está em excelente condição para o lançamento da marca CUPRA, que também assumirá o desporto motorizado e a competição, uma área que até agora estava sob a alçada da SEAT Sport e que será agora diretamente integrada na nova marca CUPRA.