LEXUS RX L – LUXO E FLEXIBILIDADE MELHORADA

As famílias podem agora beneficiar de mais espaço graças aos novos Lexus RX "L" de três filas de bancos. O RX criou o segmento dos crossover de luxo há 20 anos e tem sido o SUV de luxo mais vendido da Lexus em todo o mundo. Os modelos RX 450hL e RX 350L de 2018 mantêm as suas silhuetas elegantes mas passam a oferecer a possibilidade de optar pelas versões com capacidade para transportar sete ocupantes.

® DR

Função e Moda

Com os novos RX L quem escolhe um Lexus passa a dispor da opção de uma terceira fila de bancos, sem comprometer o estilo elegante e a facilidade de manobra há muito valorizados no RX. Graças à mestria na definição do conceito geral do veículo, a Lexus ampliou o comprimento da carroçaria em 110 mm na parte traseira e usou um ângulo mais inclinado no vidro do portão traseiro do que nos modelos de duas filas de bancos, garantindo uma boa altura para os passageiros da terceira fila e uma maior versatilidade do espaço de bagagem atrás da mesma.

A versão de sete lugares apresenta um banco com partição 40/20/40 na 2ª fila. O acesso à terceira fila pode ser feito facilmente depois de ser puxada uma alavanca que faz deslizar a segunda fila de bancos para a frente.

Com um plano de carga atrás da 3ª fila que é maior do que nos concorrentes, o RX L oferece maior versatilidade.

A Lexus concebeu a 3ª fila de bancos do RX L para oferecer o mesmo conforto e luxo que existem na fila do meio. O posicionamento da 2ª fila é ligeiramente mais alto do que o da 3ª para criar mais espaço para os passageiros traseiros. O revestimento em pele, de série, está disponível numa variedade de cores, enquanto o sistema de controlo de climatização de três zonas permite que os passageiros da 3ª fila disponham de regulação e saídas de ventilação do ar condicionado específicas. Por uma questão de conveniência, estão disponíveis no RX L um banco rebatível na 3ª fila e um portão traseiro operado elétrica e de forma inteligente (basta colocar uma mão perto do logótipo da Lexus para que o portão traseiro se abra).

Entre as soluções que melhoram a versatilidade das três filas do RX L incluem-se um piso de carga plano atrás da 3ª fila rebatida, um par de porta-copos na 3ª fila, uma chapeleira que se arruma facilmente e calhas de deslizamento cobertas.

Design de Assinatura Lexus

O RX L de 2018 oferece a mesma segurança (premiada), estilo, luxo e prestações das versões de duas filas de bancos. A combinação de versatilidade de SUV e do conforto de um sedan de luxo marca tendências e um design inconfundível com a impressionante combinação de arestas vivas e de curvas que caraterizam esta marca. A grelha assinatura fusiforme da Lexus, um ponto focal, nasce numa elegante envolvência cromada. Os opcionais faróis LED premium em forma de L apresentam três elementos únicos em forma de L em cada um dos lados.

Os elegantemente dissimulados pilares C do RX L criam um efeito de teto flutuante. O tema do fuso repete-se na secção traseira, com luzes traseiras LED em forma de L envolvendo o portão posterior e envolvendo os flancos posteriores. Há diferentes desenhos de jantes de 20 polegadas disponíveis que ajudam a melhorar o visual poderoso deste modelo e todas as cores de tinta do RX apresentam um revestimento auto-restaurador resistente a riscos, que usa um polímero macromolecular de elevado desempenho.

Segurança Lexus

No Lexus RX L de três filas de bancos os airbags de cortina lateral cobrem essas mesmas três filas.

O Lexus Safety System+ é de série na maioria dos mercados, incluindo Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS) e Detecção de Peões, Assistência à Manutenção na faixa de rodagem (LKA) com movimentos corretivos na direção, Sistema de Máximos Automáticos (AHB) e Cruise Control Adaptativo (sem restrição de velocidade).

Também estão disponíveis o Monitor de Ângulos Mortos (BSM) com Monitor de Visão Panorâmica (PVM), Sensor de Estacionamento Inteligente (IPS), Alerta de Tráfego Transversal Traseiro com função “brake” e Sistema de Máximos adaptativo (AHS).

RX 450hL

Os clientes do segmento de luxo na Europa Ocidental e Central que procuram um veículo familiar com três filas de bancos encontrarão no Lexus RX 450h L de 2018 o companheiro ideal de viagem. O sistema Lexus Hybrid Drive combina o motor a gasolina V6 de 3.5 litros e injeção D4-S com dois motores-geradores elétricos com elevado binário que, conjuntamente, produzem 313 cv de potência de sistema para uma forte aceleração e desempenho de ultrapassagem.

O sistema AWD é exclusivo desta versão híbrida. Em vez de engrenagens de transferência e um eixo de transmissão para as rodas traseiras usados nas versões RX 350L AWD, aqui existe um motor elétrico independente montado no eixo traseiro que faz mover as respetivas rodas traseiras sempre que isso for necessário para ajudar a manter a tração ideal.

RX 350L (não disponível em Portugal)

O Lexus RX 350L proporciona muita potência para locomover este salão para sete pessoas e com capacidade de bagagem acrescida. O motor V6 de 3.5 litros dispõe do avançado sistema de injeção de combustível D-4S, que combina os sistemas de injeção direta e indireta. Para maximizar a eficiência é usado o sistema de Temporização Variável das Válvulas com inteligência alargada (VVT- iW) na árvore de cames na admissão, juntamente com VVT i na árvore de cames de escape, permitindo que o motor alterne entre os ciclos de combustão Otto e Atkinson.

O resultado são 294 cv de potência e 358 Nm de binário, com desempenho e eficiência otimizados por uma transmissão automática de oito velocidades. Usando o Seletor do Modo de Condução, o condutor do RX 350L pode exercer maior controlo sobre o veículo ao escolher entre um máximo de quatro modos de condução. O Normal fornece um equilíbrio diário ideal de prestações e de conservação de energia. Os modos Sport/Sport + dão prioridade à capacidade de resposta da motorização e o modo ECO faz com que o motor trabalhe da forma mais eficiente possível.

O RX 350L está disponível com Controlo Dinâmico do Binário AWD. Em condições normais de velocidade de cruzeiro, o sistema engata apenas a tração dianteira para ajudar a reduzir o consumo do combustível. Ao receber continuamente informação de vários sensores (como a velocidade das rodas, rotações do motor, ângulo de direção, ângulo de abertura do acelerador e taxa de deriva), o controlo de binário dinâmico AWD gere ativamente a distribuição de binário nas rodas traseiras usando um acoplamento controlado elétromagneticamente no diferencial traseiro. Quando o veículo acelera, o sistema passa a trabalhar automaticamente a 4×4 para ajudar a evitar o patinar das rodas da frente. A velocidade de cruzeiro, o sistema reverte para tração dianteira e quando os sensores detetam o patinamento de rodas pode variar a distribuição do binário da frente para a traseira de 100: 0 a 50:50. O ecrã multi-informação TFT de 4.2″ transmite o estado da distribuição de binário (da frente para trás e de um lado ao outro).

Rolamento e Comportamento

Todos os que estão a bordo do Lexus RX L de 7 lugares 2018 irão experimentar a mesma qualidade de rolamento suave e silencioso, tal como acontece nas versões de 5 lugares. Os sistemas de suspensão dianteira tipo McPherson e traseira de duplos triângulos sobrepostos asseguram a agilidade e a qualidade de amortecimento exemplar sobre qualquer tipo de superfície. A Direção Elétrica (EPS) produz uma sensação leve e confortável com excelente capacidade de “comunicação”. Além disso, no nível de equipamento Luxury, a Suspensão Variável Adaptativa (AVS) ajusta a força de amortecimento de acordo com as condições da superfície da estrada.

Design de habitáculo refinado e luxo elevado

O habitáculo do RX foi concebido com detalhes fora de série, incluindo bancos que se adaptam aos corpos dos ocupantes e as luxuosas aplicações em madeira com elevado nível de acabamento que curva suavemente sobre a consola central em direção ao porta-luvas.

Entre as alternativas de revestimentos interiores contam-se o bambu mate, nogueira, Shimamoku castanho escuro, Película 3D e madeira escura com corte a laser. Para a película 3D na versão de entrada é aplicado um padrão em relevo tridimensional negro brilhante para criar um design de película de alta qualidade com uma sensação de profundidade.

Um completo Head-up Display (HUD) incorporado no desenho do painel de instrumentos pode projetar informações-chave no para-brisas para ajudar o condutor a manter o seu foco na estrada.

Multimédia

Da potência de som aos mostradores mais avançados, as opções de multimédia para o Lexus RX L de 2018 cobrem todas as necessidades. O sistema de áudio de série inclui um mostrador de oito polegadas, rádio AM/FM, áudio Bluetooth®, microfone com reconhecimento de voz, ranhura para cartão micro SD, mini-tomada AUX, duas portas USB e doze altifalantes. O condutor encontrará os interruptores utilizados com frequência mesmo à mão por uma questão de conveniência. As portas USB num plano intermédio permitem aos passageiros usar e carregar os seus próprios dispositivos multimédia.

O nível de equipamento de luxo dispõe, de série, de uma qualidade de som que irá satisfazer os audiófilos mais exigentes graças aos 835 watts disponíveis, 15 altifalantes Mark Levinson Premium Surround System em conjunto com qualquer sistema de navegação. A tecnologia avançada de restauração de ficheiros de música comprimida Clari Fi ™ permite dar uma nova vida à música digital.

Também disponível, o primeiro ecrã multimédia de alta resolução divisível de 12,3 polegadas do mercado conta com um mapa de navegação no monitor completo ou pode facultar acesso simultâneo a comandos de áudio ou de clima e a vários outros sistemas. Esta opção inclui o simples de usar interface de toque remoto (tipo rato de computador).

O RX 450hL, o mais potente e mais eficiente em termos de consumo de combustível da gama, inclui como opção bancos dianteiros aquecidos/ventilados e aquecidos na segunda fila e o Monitor de Ângulos Mortos (BSM) com Alerta de Tráfego Transversal Traseiro com função “brake”.

Detalhes do veículo

Motor/Transmissão/Prestações

RX 450h L

• Lexus Hybrid Drive com motor V6 de 3.5 litros, Motor Gerador 1, Motor Gerador 2 e transmissão de variação contínua eletrónica de tipo planetário.

• Potência total do sistema de 313 cv

• AWD de série com motor/gerador elétrico traseiro independente

• Bateria híbrida de níquel-hidreto metálico (Ni MH) de 37 kW

Chassis/Carroçaria/Suspensão/Travões/Pneus

• Uma série de tecnologias de ponta incrementam a rigidez estrutural, incluindo adesivos de carroçaria de alta tecnologia e soldagem de parafusos a laser; uso generalizado de aço de elevada rigidez em todo o veículo e um processo de construção conhecido como “armação anular” para criar secções reforçadas de estrutura em torno das portas dianteira e traseira.

• Jantes em liga leve de 20 polegadas com pneus 235/55 R20

Segurança

 

• Lexus Safety System+ inclui Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS), Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA) com movimentos corretivos na direção, Sistema de Máximos automático (AHB) e Cruise Control Adaptativo sem restrição de velocidade para alcançar padrões de segurança Euro NCAP de 5 estrelas

• Monitor de Ângulos Mortos (BSM) disponível com Alerta de Tráfego Transversal Traseiro com função “brake”

• 10 airbags SRS, incluindo airbags de condutor e passageiro dianteiro com dupla câmara e de duas fases; airbags de joelho para condutor e passageiro dianteiro; airbags laterais à frente; airbags laterais traseiros e airbags de cortinas laterais de comprimento total para as três filas de bancos.

• Sistema de Antibloqueio de Travagem (ABS) de 4 sensores, com Distribuição Eletrónica da força de Travagem (EBD), Assistência de Travagem, (BA), Controlo de Tração (TRAC), Controlo de Estabilidade do Veículo (VSC) e Controlo de Assistência ao Arranque em Subida

• Além disso, a tecnologia Smart Stop reduz automaticamente a potência do motor quando há aplicação simultânea do pedal do travão e do pedal do acelerador sob certas condições.

• Os encostos de cabeça dianteiros ativos ajudam a reduzir a gravidade de uma lesão cervical no caso de certos tipos de colisões traseiras a baixas velocidades.

• Monitor de Visualização Panorâmica (opcional)

• Classificação de 5 estrelas EuroNCAP

Luxo/Conforto/Conveniência (Destaques)

 

• Bancos dianteiros com regulação elétrica de 10 vias e com ajuste lombar

• Para-brisas de vidro acústico

• Configurações ajustáveis do veículo, incluindo preferências pessoais de bloqueio de portas, ajustes de luz interior/exterior, saída fácil do banco do condutor e configurações de fecho dos vidros

• Controlo automático da temperatura de três zonas com filtro de ar interior

• Bancos revestidos em couro

• Volante de três raios revestido em couro com comandos de áudio integrados

• Lexus Display Audio com ecrã multimédia a cores de 8 polegadas e 12 altifalantes

• Portão traseiro elétrico inteligente

• Coluna de direção regulável eletricamente em altura e profundidade

• Smart Access com botão Start/Stop

O RX 450hL possui equipamentos de série adicionais, incluindo navegação integrada, sistema de áudio de 12 altifalantes, bancos dianteiros aquecidos/ventilados e volante aquecido.

Opções do equipamento Luxury (Destaques)

 

• Teto de abrir elétrico

• Pack Luxury inclui conteúdos do Pack Premium aos quais acrescem as jantes de 20 polegadas, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, volante aquecido, bancos com couro de semi-anilina, teto de abrir elétrico e sistema de climatização controlo com deteção de smog (mistura de fumo e nevoeiro).

• Sistema de Som Surround Mark Levinson® com 15 altifalantes

• Pack de navegação com monitor de 12,3 polegadas, controlador de Navegação de Toque Remoto, controlo de voz avançado, Rádio Digital (DAB), carregador sem fios e muito mais.