“Vinhos em Cena” – a arte do vinho e as artes do espetáculo em cena no Tivoli BBVA

Com a presença de 45 produtores de vinho das varias regiões de Portugal e alguns vindos do estrangeiro, nomeadamente de Itália e da Áustria, o Teatro Tivoli BBVA, leva a efeito mais uma mostra de vinhos, onde as provas se misturam com iguarias gastronómicas como as compotas, os chutneys, os foie gras, e as ostras.

Aldrabiscas

Neste icónico teatro, espaços como o sótão, os corredores, o foyer e o próprio palco, são os espaços onde tudo acontece. Provas conduzidas por especialistas nacionais e estrangeiros, espaço para promover os vinhos, apontamentos musicais, e muitas conversas, aliciam o publico a provar, a falar, a perguntar e a querer saber mais sobre vinho.

Este evento, diferente do que habitualmente se faz para mostrar e dinamizar vinhos, foi ideia de Conceição Gato, empresária, ligada aos vinhos e à organização de provas, apaixonada por este mundo, que há muito tempo tinha a ideia de fazer um evento de vinhos diferenciado de todos os outros.  Segundo Rita Duarte, Diretora de Comunicação da UAU, “A Conceição tinha contactos pessoais com alguns membros da equipa, expôs o seu desejo, a ideia foi criando forma. Sendo que Paulo Dias, diretor geral da UAU, tem sempre na ideia fazer coisas diferentes e usar os espaços tradicionalmente atribuídos a determinada arte como é este caso, misturando as coisas porque nada é estanque, juntaram-se as duas ideias os dois propósitos e criou-se os “Vinhos em cena”, obviamente porque estamos num palco”.

Mas para além da apresentação dos produtores, dos vinhos e das provas, muitas mais coisas acontecem até dia 25 no Teatro Tivoli BBVA.

Visitas guiadas aos bastidores, normalmente inacessíveis ao publico, workshops de uma hora cada, com a participação do enólogo Osvaldo Amado (Prova de Solos, realizado no dia da abetura), da enóloga Vera Moreira (O Ciclo da Vida de um Vinho, dia 24 às 19h30) e do enólogo Mário Louro (Varietais que Nunca Provamos, dia 25 às 15h30) e ainda o 1º Concurso Nacional de Aguardentes Velhas e Brandies.

No palco, subordinadas ao tema “Beba com Cautela” irão desenrolar-se conversas certamente bem divertidas e interessantes, moderadas pela apresentadora Filomena Cautela, com vários convidados, entre eles os fadistas Cristina Branco e Rodrigo Costa Félix, o músico Noiserv e os atores Manuela Couto e António Machado, os enólogos António Maçanita e Hamilton Reis, e Vasco Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

Associando a cultura do vinho e a sua inspiração à música, ao humor e ao entretenimento, esta 2ª edição, dos “Vinhos em Cena” é um evento para apreciadores, apaixonados, inspirados, consumidores, enófilos e profissionais, mas sobretudo para todos os que gostam de vinho e todos os que vão passar a gostar de saber apreciar!

 

Consulte aqui o programa detalhado do evento.