A elite do Golfe nacional e europeu, vai estar reunida em Portimão.

A apresentação do 56º Open de Portugal ocorreu no passado dia cinco, no Hotel Palácio do Governador, em Lisboa, onde foram revelados detalhes do Torneio, nomeadamente a localização e os nomes dos embaixadores desta emblemática prova do principal circuito europeu da modalidade.

Aldrabiscas

Organizado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG), NAU Hotels & Resorts e PGA de Portugal – Associação de profissionais de Golfe de Portugal, o 56º Open de Portugal terá lugar, este ano de10 a 13 de maiono moderno e aprazível Morgado Golf Resort¸ situado em Portimão, entre as praias de Portimão e a serra de Monchique.

De acordo com José Correia, presidente da PGA de Portugal, este torneio pontuável para o Challenge Tour (2.ª divisão profissional europeia, logo abaixo do European Tour), terá 200 mil euros para distribuir em prémios monetários (o que o torna um dos mais ricos torneios do circuito) e contará com 156 jogadores, dos quais 14 ou 15 serão portugueses.

Ricardo Santos, Filipe Lima e Pedro Figueiredo têm entrada direta no torneio por serem membros do Challenge Tour, e quanto aos “wild cards” para outros portugueses estão já garantidos, de acordo com o critério do Ranking Nacional, os nomes de Tomás Silva, João Carlota, João Ramos, Tiago Cruz e Tomás Melo Gouveia.

Sendo esta uma das mais antigas e emblemáticas provas do principal circuito europeu da modalidade, o Open de Portugal, terá como embaixadores os antigos internacionais de futebol, Luís Figo e Ricardo Pereira, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho e Júlio Magalhães, jornalista e diretor do Porto Canal.

Para alem do Presidente da PGA de Portugal estiveram presentes o diretor do Challenge Tour, Alain de Soultrait, que se congratulou com o recente regresso de Portugal ao Challenge Tour, realçando a evolução do circuito que dirige, e que serve de rampa de lançamento para muitos jogadores que hoje estão na alta roda mundial e Miguel Franco de Sousa que deixou uma “palavra de agradecimento muito especial” ao Turismo de Portugal e ao Instituto Português do Desporto e Juventude (“Sem o apoio deles não seria possível a realização do Open de Portugal”), bem como aos seus colegas de promoção, do grupo Nau e da PGA de Portugal.

Mário Azevedo Ferreira, CEO da NAU, salientou o facto de “ser uma forma de pormos em evidência um dos nossos três campos no Algarve e através disso promover a nossa propriedade, o Morgado do Reguengo Resort, que é uma propriedade vasta, ainda numa fase inicial de desenvolvimento e para a qual temos projetos e objetivos muitos ambiciosos para os próximos tempos.”

O Morgado Golf Resort revela um Algarve pouco conhecido, no típico barrocal algarvio, uma paisagem rara em folhetos turísticos, mas nem por isso menos idílica, para dias bem passados, nomeadamente para os fãs e praticantes de golfe.

Com 18 buracos, é um campo mais aberto, um percurso com as características de um campo “links” – com fairways planos e bunkers de inspiração escocesa – mas que, em vez de estar junto ao mar como os tradicionais “links”, está inserido numa zona de “parkland”. O cartão apresenta um PAR de 73 pancadas, mas o comprimento do percurso é atenuado pela largura generosa dos fairways. No entanto, as pancadas menos bem-sucedidas poderão sair penalizadas por um dos muitos bunkers distribuídos pelo campo.