Três dias dedicados à Música terminam com concerto apoteótico, no Porto Santo

Porto Santo encerrou, ontem à noite, dia 12 de maio, três dias de intensa atividade musical, com ações que envolveram tanto as crianças e jovens e respetivas famílias, como o público em geral. 

0
9
® DR

O Concerto de encerramento, a cargo do Maestro Francisco Loreto, incluiu, no seu repertório, obras famosas como o “Bolero” de Maurice Ravel ou o “Fantasma da Ópera”, de Andrew Lloyd Webber.

A iniciativa, integrada nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas, superou as expectativas nos seus vários momentos e cumpriu o propósito da sua realização, junto dos seus vários destinatários, conforme explica a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

“Nas ações de quinta e sexta-feira, contámos com a participação de mais de 250 alunos do ensino básico e pré-escolar do Porto Santo, na descoberta da música e, ontem à noite, tivemos a capacidade de realizar um Concerto inédito que excedeu todas as expectativas, a cargo da Orquestra Académica do Conservatório que, ainda antes, realizou o seu ensaio aberto às famílias”, reforça a governante, acrescentando que é “na base desta familiarização com a arte que se descobrem novas vocações, que se qualifica, progressivamente, a oferta cultural, que se incentiva a preservação do património cultural e que, acima de tudo, se reconhece e valoriza, ainda mais, o que é nosso e que, pelo que aqui se viu, nos deve honrar e orgulhar”.

Altamente satisfeita com o balanço desta ação, Paula Cabaço salienta “a extraordinária colaboração que foi manifestada, quer pela comunidade educativa, quer pelas entidades e, sobretudo, pela população do Porto Santo”, com a qual espera continuar a contar nestas celebrações.

“As Comemorações dos 600 Anos só fazem sentido se contarem com o envolvimento ativo de toda a população e, neste caso, são muitas as ações a desenvolver nesta ilha, particularmente ao longo deste ano, que se esperam, tal como esta, altamente participadas”, conclui.