Cascais estreia-se a receber as Extreme Sailing Series

A OC Sport, pioneira mundial na criação e gestão de eventos, anunciou hoje que a quarta etapa da Extreme Sailing Series 2018 será realizada em Cascais, Portugal, de 5 a 8 de julho.

Lloyd Images

Um contrato de dois anos trará o espetacular campeonato de regatas ao prestigiado Clube Naval de Cascais em 2018 e 2019, com o clube português a receber a prova pela primeira vez este ano.

Dando as boas-vindas à Extreme Sailing Series como parte das comemorações do seu 80º aniversário, o Clube Naval de Cascais verá as frotas GC32 e Flying Phantom ao largo da costa portuguesa durante quatro dias de muita ação.

Portugal é um dos principais destinos de vela da Europa e, nos últimos anos, tem sido um dos destaques da série Extreme Sailing Series, com etapas no Porto, em 2012 e 2013, Lisboa, em 2016 e, mais recentemente, na Madeira, em 2016 e 2017.

O país continua a reforçar este legado da vela ao juntar Cascais ao seu impressionante portfólio de localizações anfitriãs.

Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente do Câmara Municipal de Cascais, comentou a notícia de queCascais sediará a quarta etapa da Extreme Sailing Series 2018: “É, mais uma vez, uma excelente notícia para Cascais. Cascais rima com Vela. Faz parte do nosso ADN e da nossa história. Receber o Extreme Sailing Series é um marco importante para o nosso concelho. Conhecemos a importância e o impacto deste evento e queremos estar sempre na linha da frente para acolher eventos de dimensão mundial. Cascais tem condições únicas para a prática da vela. Que os ventos e as marés façam deste evento um momento inesquecível.”

Gonçalo Esteves, Presidente do Clube Naval de Cascais, concordou: “É com grande entusiasmo que recebemos, em boa hora, os Extreme Sailing Series, neste ano especial em que o Clube Naval de Cascais faz 80 Anos de existência. Considerado no mundo da Vela como um dos melhores campos de regatas do mundo, Cascais já é destino de eleição para os maiores eventos de vela do mundo e será com certeza o cenário perfeito para esta emocionante competição, os Extreme Sailing Series. O ano de 2018 será memorável para o Clube Naval de Cascais, pois irá receber também o Rolex TP52 World Championship Cascais e os RC44 Cascais World Championship, dois Mundiais dos maiores circuitos de Vela do planeta.”

A 30km de Lisboa, Cascais situa-se na ponta ocidental de Portugal, e espera-se que as equipas que aí forem navegar sejam presenteadas com condições climatéricas típicas do Oceano Atlântico.

O Diretor de Corrida da Extreme Sailing Series, John Craig, está satisfeito por se deslocar a um local que oferece uma previsão tão variada. “Queríamos um local que pudesse realmente oferecer um velejar incrível às nossas equipas. Devido à sua localização, Cascais oferece uma série de condições, desde águas planas perto da costa, com o vento a aumentar à medida que se vai para o largo – nós vamos aproveitar isso ao máximo com os nossos percursos e formatos de competição. Essa variação faz parte da beleza do local e, por sua vez, da nossa prova. Combinar isto com o cenário deslumbrante da costa portuguesa e temos um evento espetacular”, explicou John Craig.

Os espectadores podem assistir às corridas desde a Costa de Cascais, ou inscreverem-se para se tornarem num Guest Sailor a bordo de uma das rápidas máquinas de “hydro-foiling” como são as GC32. Outros pacotes VIP estarão disponíveis, já que a Extreme Sailing Series continua a oferecer a sua já premiada hospitalidade ao longo de 2018.

A etapa portuguesa sucede ao Campeonato Mundial GC32, que terá lugar em Riva del Garda (Itália), de 24 a 27 de maio, e a etapa 3, em Barcelona (Espanha), de 14 a 17 de junho. Esperando fantásticas condições para a vela na etapa 4, Cascais está preparada para proporcionar uma navegação sensacional e uma entusiástica experiência para os fãs.

 

Datas e locais da Extreme Sailing Series™ 2018

14 a 17 Março – Muscat, Omã

24 a 27 Maio – GC32 World Championship, Riva del Garda, Itália

14 a 17 Junho – Barcelona, Espanha

5 a 8 Julho – Cascais, Portugal

24 a 27 Agosto – Cardiff, Grã-Bretanha

18 a 21 Outubro – San Diego, EUA

29 Novembro a 2 Dezembro – Los Cabos, México