Concerto de Andrea Bocelli encerrou peregrinação internacional de maio no Santuário de Fátima

O tenor italiano Andrea Bocelli deu ontem (13) um concerto no Santuário de Fátima, encerrando assim a peregrinação internacional de maio que foi presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong.

Arlindo Homem

O recital de ação de graças pelo Centenário das Aparições, realizou-se pelas dezasseis horas, o que fez com que muitos peregrinos tivessem adiado o regresso a suas casas, para poderem assistir ao espetáculo deste reconhecido tenor, compositor e produtor que se fez acompanhar pela pianista francesa Elisabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak. A direção musical esteve como habitualmente a cargo de Carlo Bernini.

Entre o repertório escutou-se o “Ave de Fátima”, interpretado pela convidada de Andrea Bocelli, a portuguesa Ana Moura, um dos momentos mais altos deste recital, especialmente voltado para a interpretação de música sacra. Andrea Bocelli interpretou ainda “Sancta Maria” de Pietro Mascagni, “Ave Maria “de Schubert e “Agnus Dei” de Bizet, entre outros temas do seu vasto reportório.

“A essência deste concerto será fundamentalmente uma oração para a qual convido todos os que puderem a estar presentes”, disse Andrea Bocelli, num vídeo que o santuário enviou à imprensa.

Bocelli que foi recebido com uma longa salva de palmas, despediu-se com o tema “Domine Deus” de Gioachino Rossini, com uma grande ovação por parte dos milhares de espetadores que assistiram ao recital.

Ainda de acordo com informação do Santuário, deslocaram-se a pé para Fátima cerca de 37 mil peregrinos nesta que foi a primeira grande peregrinação do ano a Fátima, 101 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria, numero que superou todas as expectativas.