“REIS E RAINHAS DE PORTUGAL” em exposição no Museu dos Coches

O dia de aniversário do Museu dos Coches foi o escolhido para escolher uma exposição de pintura de Norberto Nunes, intitulada “Reis de Rainhas de Portugal”.

® DR

A coleção composta por 35 quadros que representam as 4 dinastias que governaram até 1910 os destinos nacionais, surge-nos de forma recreativa e algo inesperada na galeria do Piso 02 do Museu e vai estar presente até ao dia 30 de setembro.

Norberto Bernardo Nunes nasce na Beira Litoral a 16 de maio de 1942. Aos 2 anos de idade vem para Lisboa, cidade onde anos mais tarde frequenta a Escola António Arroio e a Escola de Belas Artes tendo aprendido pintura com o Mestre Roberto Araújo.

O início da sua vida profissional é largamente influenciado pela sua aptidão para o desenho e trabalha durante alguns anos como ilustrador na Valentim de Carvalho e na Telecine-Moro, produtora onde  posteriormente se dedica à técnica do desenho animado. Em paralelo, lança ainda uma série de banda desenhada denominada “PAX”.

Em 1972, envereda pela realização de filmes em imagem real para publicidade, atividade que primeiro o leva ao Brasil e, logo em seguida, a abrir em Portugal a sua própria produtora de filmes publicitários – a Nova Imagem – onde, durante 19 anos, granjeia a maior reputação ao nível de execução técnica, bem como inúmeros prémios nos mais prestigiados festivais nacionais e internacionais.

No final da década de 90 decide voltar às suas origens e recomeçar a pintar. Os anos passados como realizador conferem à sua pintura uma característica muito particular e uma identidade quase cinematográfica na forma como trabalha a luz dos seus quadros, e como as formas parecem ganhar um movimento perpétuo. Nas palavras do curador do museu do Louvre, Olivier Meslay: “….. parece existir na obra de Norberto Nunes uma tentação de infinito que a razão combate. A vertigem é aí construída sobre perspetivas….”.

Para além de diversas exposições em Portugal, Norberto Nunes já expôs em cidades como Paris, Roma, Madrid, Nova Iorque, Barcelona, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde reside grande parte do ano.