Ara Malikian, o violinista que conquistou o Salão Preto e Prata

Ara Malikian, considerado um dos artistas mais originais e inovadores do cenário musical, atuou ontem (24), pela primeira vez em Portugal, pela mão da UAU, com o espetáculo “A Incrível Digressão Mundial do Violino”.

Aldrabiscas

O Salão Preto e Prata, do Casino do Estoril, foi a sala eleita para a apresentação deste concerto que celebra os principais momentos da sua carreira de mais de 30 anos.

Logo no inicio, o violonista conquistou o público com seu carisma e com os cumprimentos em “Portunhol”:  “Boa noite, muito obrigado por terem vindo. Perdão.. É… eu falo português muito mal, aprendi esta mañana. Falo um poco de espanhol, um poco armênio, um poco inglês, um pouco francês e um poco alemão. Sei um pouco de tudo, de tudo um poco”, continuando O concerto que vamos oferecer hoje conta a história do meu violino através da música”.

E durante cerca de duas horas, Ara Malikian foi-nos contando, entre cada música (sempre num português, espanholado), histórias peculiares e engraçadas que lhe foram acontecendo durante a sua carreira e que arrancam sonoras gargalhada ao publico presente na sala.

Ao longo do concerto Malikian, deliciou-nos com peças do seu vasto e eclético repertório que vai de Bach e Paganini, passando obras de rockstars como David Bowie, Led Zeppelin e Radiohead, sem falar nas peças que ele mesmo compõe como a “Valsa de Kairo” em homenagem ao filho Kairo de 4 anos.

Ara Malikian de origem libanesa é um dos mais brilhantes e expressivos violinistas da sua geração com um estilo muito próprio, que deu o seu primeiro grande concerto com apenas 12 anos. Aos 15 foi o mais jovem estudante admitido na Hochschule Musik und Theater Hannover für. Todos os anos dá mais de 450 concertos por mais de 40 países ao redor do mundo.

O violinista libanês foi acompanhado por, Jorge Guillen (Violino), Nantha Kumar e Hector El Turco, na Percussão, Tania Abad (Contrabaixo), Humberto Armas (Violino), Cristina Lopes (Violoncelo) e Tony Carmona Vives (Guitarra), que conjuntamente com Ara, encantaram e surpreenderam o público.

Público, esse que aplaudiu de pé, os músicos que proporcionaram uma noite intensa e eletrizante, que ficará certamente na memória de todos os presentes.

Ari Malakian, prometeu voltar. Pela reação do público, certamente muitos, também voltarão para ver e ouvir este ‘Virtuoso’ do violino.